Oradores

ANTÓNIO MIGUEL FERREIRA



Managing Director, Claranet Portugal

Licenciado em Engenharia Informática pelo INSA Lyon (França), António Miguel Ferreira foi, em 1995, um dos fundadores da Esoterica, o primeiro Operador Privado de Internet em Portugal e tem desempenhado um importante papel no sector das TIC desde então. É autor de vários livros sobre temas relacionados com a Internet e a Cloud, em Portugal, Brasil e EUA. Após a aquisição da Esoterica pela VIA NET.WORKS Inc, em 1999, António Ferreira exerceu o cargo de Operations Manager for South-Western Europe. Em 2005, após a aquisição desta empresa pela Claranet, António Miguel Ferreira foi nomeado Managing Director da Claranet Portugal. Actualmente, António Miguel Ferreira é Presidente da Claranet Portugal, Presidente da ITEN Solutions (empresa adquirida pela Claranet em 2017) e Regional Managing Director da Claranet para a América Latina. Os seus outros projectos empresariais e profissionais incluem o lançamento da AMEN Portugal (2004), empresa especializada em alojamento Web e registo de domínios, e o lançamento da Lunacloud, um fornecedor de serviços de infra-estruturas de Cloud, assim como os cargos desempenhados enquanto membro do Conselho Fiscal da APRITEL (Associação de Operadores de Telecomunicações), Presidente da Direcção da APREGI (Associação de prestadores de registos de domínios e alojamentos), Membro do Conselho Directivo da DNS.pt e Vice-Presidente da ACEPI.

CARLOS COSTA



Governador, Banco de Portugal

Governador desde 7 de junho de 2010. É membro do Conselho de Governadores e do Conselho Geral de Governadores do Banco Central Europeu, membro do Conselho Geral do Comité Europeu de Risco Sistémico e do Grupo Consultivo Regional para a Europa do Conselho de Estabilidade Financeira. Preside ao Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. É vice-presidente honorário do Banco Europeu de Investimento (BEI). Foi vice-presidente do BEI entre 2006 e 2010 e ocupou diversos cargos de alto nível no contexto da União Europeia. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É professor catedrático convidado da Universidade Católica do Porto e da Universidade de Aveiro e presidente do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade Católica do Porto.

MIGUEL MAYA



Presidente da Comissão Executiva, Millenium BCP

Miguel Maya é Presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp. Nasceu em Lisboa em 1964. Entrou no Banco Português do Atlântico tendo-se tornado quadro do Banco Comercial Português em 1990, do qual é Administrador desde 2009. Desempenhou várias funções e assumiu responsabilidade por diversas áreas e participadas do Grupo, incluindo, entre outras, o Marketing de Empresas, a Inovação e Promoção Comercial, o Crédito, a Recuperação de Créditos, o Millennium bim, o Banco Millennium Angola, o ActivoBank e a Fundação Millennium. Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas, no ISCTE, e realizou o Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) na AESE e o Programa Avançado de Formação de Quadros no INSEAD. É casado e tem dois filhos.

NORRIS KOPPEL



Fundador e CEO, Monese

Norris is the Founder & CEO of Monese that provides provides globally portable and locally smart banking to people who live their financial lives in more than one country. Launched in late 2015, the company has 600,000 registered users across Europe who move more than $2.5 billion each year through their accounts. Monese has raised $76m from world-class investors including Kinnevik and Paypal.

PABLO FORERO



Presidente da Comissão Executiva do BPI

Pablo Forero Calderon, nasceu em Madrid em 1956 e licenciou-se em Economia na Universidade Autónoma de Madrid. Os seus primeiros trabalhos foram na Arthur Andersen & Co e no Manufactures Hannover Trust Bank. Foi responsável pela Gestão de Activos da JP Morgan em Espanha entre 1990 e 1997 e Global CIO e membro do Comité Executivo do JP Morgan Asset Management de 1998 a 2009, baseado em Londres. A partir de 2009 exerce várias funções no grupo CaixaBank, como Diretor Geral de Riscos do CaixaBank e membro da Comissão Executiva do CaixaBank. Em Novembro de 2016 é nomeado administrador Não-Executivo do Conselho de Administração do BPI. Desde Abril de 2017 é o CEO do Banco BPI.

PEDRO PINTO COELHO



Presidente, AFIP- Associação FinTech e InsurTech Portugal

Responsável pela gestão do Banco BNI Europa desde 2015, Pedro Pinto Coelho é um profissional sénior do sector financeiro com uma vasta experiência internacional na Europa, África e América Latina, tendo ocupado diversas posições de destaque, nomeadamente como Presidente da Comissão Executiva da Azure Wealth na Suíça, fundador e Presidente da Comissão Executiva do Standard Bank Angola, membro do Conselho de Administração do Standard Bank Moçambique, membro da Comissão Executiva do CIB Africa no Grupo Standard Bank, Presidente da Comissão Executiva da Amorim Global Investors, Administrador Executivo e “Global Head” de Assessoria Financeira no Banif, Banco de Investimento, Portugal, fundador e Administrador Executivo do Banif Investment Bank Brasil, Administrador Executivo do Citigroup em Portugal, responsável da banca de investimento para Portugal do Citigroup em Lisboa e em Londres. Pedro Pinto Coelho possui um MBA de HEC, School of Management, Paris, um Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão pelo ISCTE em Lisboa e uma Licenciatura em Engenharia Industrial pela Universidade Nova de Lisboa

RICARDO MOURINHO FÉLIX



Secretário de Estado Adjunto e das Finanças

É Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa. Foi eleito deputado à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Setúbal (2015). Era desde 2013 coordenador da área de Conjuntura e Previsão no Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal. Entre 2004 e 2013, assumiu a coordenação do Grupo de Previsão da Economia Portuguesa na mesma instituição. Publica em revistas internacionais de economia como o Journal of Macroeconomics, o International Journal of Central Banking, e a revista Macreconomic Dynamics. Foi Adjunto do Secretário de Estado do Orçamento Fernando Pacheco no Ministério das Finanças em 2000 e 2001. Foi Professor Auxiliar convidado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa entre 2001 e 2006.

RICARDO CHAVES



Diretor Comercial, SIBS

O percurso profissional de Ricardo Chaves tem vindo a ser diversificado, destacando-se a passagem, numa fase inicial, pela área financeira (Banif Investimento, Ministério das Finanças) seguida de uma passagem de dois anos pela McKinsey, interrompida para assumir a área de Business Development numa Family Office de relevo, tendo tido como principal desafio, durante esses cinco anos, a criação e direção de uma empresa startup de aluguer de equipamentos (machrent.pt), que se tornou uma das Top 5 no seu setor.

Em 2011 regressa à McKinsey onde chegou a Associate Princial. Destacam-se os projetos no mercado doméstico, Espanha, Brasil e Angola, desenvolvidos nas áreas da Banca e Telecomunicações (fixas e móveis), sempre com um foco em Marketing & Vendas (estratégia, pricing, product development, estratégia de distribuição, digital transformation) e a integração na equipa de liderança de um hub mundial especializado em Advanced Analytics e Machine Learning, integrado no universo Mckinsey Solutions.

PAULO MACEDO



Vice Presidente do Conselho de Administração, Caixa Geral de Depósitos

Paulo Macedo é actualmente Presidente da Comissão Executiva e Vice Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos. Concluiu a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, em 1986 e o Programa de Alta Direção de Empresas na AESE, Escola de Direção e Negócios, em 2001. Foi Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, entre 2016 e 2017. Entre 2015 e 2016 foi Administrador do Millenniumbcp Ageas Grupo Segurador, SGPS, S.A., Ocidental Vida – Companhia Portuguesa de Seguros de Vida, S.A. e Ocidental – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. Foi Ministro da Saúde do XIX Governo Constitucional de Portugal, de 2011 a 2015. Entre 2008 e 2011, foi Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo do Banco Comercial Português, tendo, entre Abril e Junho de 2011, assumido o cargo de Vice-Presidente (não executivo) de diversas empresas do Grupo BCP. Entre 2004 e 2007 foi Director Geral dos Impostos e Presidente do Conselho de Administração Fiscal após o que regressou ao Banco Comercial Português. Entre 2003 e 2004, integrou a Comissão Diretiva da Seguros e Pensões. Entre 2001 e 2004 foi Administrador da Médis, Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, de 2000 a 2001 foi Administrador do Interbanco, e de 1998 a 2000 foi Administrador da Comercial Leasing. No Banco Comercial Português desempenhou vários cargos de direcção entre 1993 e 1998. Iniciou a actividade profissional na Arthur Andersen, onde exerceu funções até 1993, enquanto Assistente, Sénior e Director.