ALEXANDRE LOURENÇO

Presidente, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

Administrador Hospitalar no CHU Coimbra e aluno de Doutoramento da NovaSBE. É Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Membro do Executive Committee e do Scientific Subcommittee da European Association of Hospital Managers, do Special Interest Group on Healthcare Management da International Hospital Federation e International Associate do American College Healthcare Executives. É Membro da Unidade de Investigação e Conhecimento NOVA Healthcare Initiative – Research e preletor convidado nos programas de formação de executivos da Católica LSBE. Desde 2014, coopera como consultor externo com a OMS – Europa nas áreas de financiamento e fortalecimento dos sistemas de saúde, sendo membro do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control. Autor e coautor de documentos técnicos, capítulos de livros, artigos científicos e comunicações nacionais e internacionais variadas.


ISABEL VAZ

CEO, Luz Saúde

Atualmente, é membro do Conselho da Faculdade da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa. E membro do International Advisory Board do The Lisbon MBA, da mesma Faculdade. É ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Desde 1999, é Presidente da Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde, liderando mais de nove mil colaboradores em 18 unidades de saúde, entre as quais o Hospital da Luz, em Lisboa. Desde 2012, o Grupo que lidera gere também o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. Foi Engenheira de Projeto Fabril no Grupo Atral Cipan. Em 1992, ingressou na McKinsey, empresa de consultadoria estratégica de alta direção, onde foi senior consultant durante sete anos, participando em projectos essencialmente na área da banca e seguros.


RAFAEL BENGOA

Co-Director, Institute for Health and Strategy

Actualmente é Co-Director do Institute for Health and Strategy. É também colaborador sénior da Harvard University School of Public Health e Manchester Business School; Assessor de Política Internacional em Saúde e no sector Social; Lidera o comité para a Reforma da Saúde na Irlanda do Norte; Professor de Política e Liderança em Saúde da Universidade McGill em Montreal; Ocupa também o cargo de Vice-Presidente do Grupo Consultivo Horizonte 20/20. Foi director de Políticas do Sistema de Saúde na Organização Mundial da Saúde, durante 15 anos; e ministro da Saúde e do Consumidor no governo regional basco entre 2009 e 2012.


ANDRÉ VERÍSSIMO

Director, Jornal de Negócios

André Veríssimo, jornalista, 41 anos, é director do Jornal de Negócios desde Novembro de 2017. Jornalista há 18 anos, André Veríssimo, faz parte da direcção do Jornal de Negócios há mais de três anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira, em 1999, na revista Focus, onde foi jornalista de Internacional e Economia. Saiu em 2003 para o Semanário Económico, onde foi coordenador da secção de Mercados e editor de Empresas. Entrou para o Jornal de Negócios no início de 2006, como editor de Mercados. Faz parte da direcção do jornal desde o final de 2013, primeiro como director-adjunto e depois como subdirector. No âmbito da sua actividade, André Veríssimo recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.


FRANCISCO ROCHA GONÇALVES

Vogal do Conselho de Administração no Instituto Português de Oncologia

É economista e gestor especializado em economia e gestão da saúde. É, desde 2011, membro executivo do Conselho de Administração no Instituto Português de Oncologia (IPO-Porto). Antes de desempenhar este papel foi consultor em avaliação de tecnologias da saúde/farmacoeconomia. Na vertente académica, é actualmente docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na Universidade de Lisboa. É doutorando em gestão pela Universidade de lisboa e licenciado em economia pela universidade do porto.


FILIPA MOTA E COSTA

Diretora-Geral - Janssen Portugal

Filipa Costa é Diretora-Geral da filial portuguesa da Janssen, companhia farmacêutica do Grupo Johnson & Johnson. Formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e com um MBA do INSEAD (França). Desde 2003 que integra a equipa da Janssen Portugal. Desde então, desempenhou vários cargos dentro do grupo J&J, nomeadamente o de Diretora Comercial em Portugal, entre 2011 e 2014. Posteriormente, esteve na Janssen Itália onde liderou as equipas de New Product Introduction para o mercado italiano e de Business Development Oncology para a Europa.


JOÃO PORFÍRIO OLIVEIRA

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE

Anteriormente Vogal Executivo do Conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, EPE entre 2009 e 2015. Exerceu ainda funções como Diretor do Serviço de aprovisionamento do Hospital de São João, E.P.E. Foi também Diretor Logístico e Gestor de informação para a Península ibérica na Uponor. É Licenciado em matemáticas aplicadas e pós-graduado em administração e Gestão da Saúde pela universidade Lusíada do Porto. É especialista em hospital procurement, em gestão logística e do conhecimento e em gestão de unidades de saúde hospitalares.


JOSÉ PEDRO ALMEIDA

Diretor do Serviço de Inteligência de Negócio e Ciência de Dados do Centro Hospitalar de São João

Atualmente, é Diretor do Serviço de Inteligência de Negócio e Ciência de Dados do Centro Hospitalar de São João, E.P.E, onde começou a colaborar em 2008. A sua paixão é transformar o BigData hospitalar em conhecimento útil, que possa salvar vidas. Com o trabalho desenvolvido, venceu os mais prestigiados prémios internacionais da indústria, entre os quais o 1º prémio mundial de inovação em saúde da Microsoft U.S (Estados Unidos, 2014), o 1º prémio Big Data & Analytics Solution of the Year da ITEuropa (Londres, 2014) e o 1º prémio Digital Healthcare da HIMSS (Barcelona, 2016). No seu curriculum possui um Programa Executivo de Health Innovation pelo INSEAD (Paris), é também licenciado e mestre em Engenharia Biomédica e Informática Médica pela Universidade do Minho e mestre em Inteligência Artificial pela Faculdade de Economia do Porto.


VICTOR HERDEIRO

Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Administrador Hospitalar no Hospital Infante D. Pedro-Aveiro(2000-2002); Administrador Hospitalar no Hospital Geral de Santo António (2002-2008); Membro do Núcleo Executivo da Comissão Nacional para o desenvolvimento da Cirurgia do Ambulatório (2008); Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (2008-2011); Presidente do Conselho de Administração da ULSM desde 2011. Durante este percurso trabalhou e desenvolveu actividades ligadas: aplicação das metodologias lean aos Serviços de Saúde; Balanced Scorecard e Integração de cuidados de Saúde. Foi autor de diversas comunicações e artigos nestas áreas.


MARTA TEMIDO

Presidente, Administração Central do Sistema de Saúde

Doutorada em Saúde Internacional, especialidade de Políticas de Saúde e Desenvolvimento pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (2015), mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2008), pós-graduada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (2000) e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1997). À data, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. Foi Membro dos conselhos de administração dos seguintes hospitais do Serviço Nacional de Saúde: Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (2012-2015); Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E. P. E. (2011-2012); Centro Hospitalar de Coimbra, E. P. E. (2005-2009); Hospital Infante D. Pedro, S. A. (2002-2004); Centro Hospitalar de Vila Real-Peso da Régua (2001-2002); Hospital de Cantanhede (2001-2002). Foi Administradora hospitalar no Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E. P. E. (2010-2011) e nos Hospitais da Universidade de Coimbra (2000-2001; 2004-2005). Assistente convidada, a tempo parcial, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Docente em cursos de curta duração para dirigentes de diferentes sistemas de saúde, responsável por módulos de planeamento de recursos humanos e de organização de sistemas de saúde em instituições de ensino superior públicas e privadas e arguente de diversas teses de especialização e mestrado. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Foi presidente da direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (2013 -2015). Membro de vários grupos de trabalho, designadamente Health in Portugal: A Challenge for the Future. The Gulbenkian Platform for a Sustainable Health System (2013 -2014). Autora e coautora de capítulos de livros e de artigos de revistas, com e sem arbitragem científica.


PEDRO RAMOS

Diretor Clínico do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira

Médico-cirurgião, foi responsável pelo serviço de urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça Diretor do Centro de Simulação Clínica da Madeira, com competências em Medicina de Emergência, tendo desenvolvido intensa atividade formativa a nível regional, nacional e internacional. Assistente convidado da Universidade da Madeira desde 2004, Coordenador do capítulo de trauma da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Vice-Chair da Military and Disaster Section da Sociedade Europeia de Trauma e Emergência Cirúrgica.


ANA SAMPAIO

Presidente, Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino

Gestora, licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Presidente da Direção da APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa e Doença de Crohn. Participou na vida ativa da associação desde o ano de 2000, exercendo o cargo de Presidente da Direção da APDI de 2008 a 2011. De 2012 a 2013 exerceu o cargo de Vice- presidente. De 2014 a 2015 foi Presidente do Conselho Fiscal. Iniciou nova etapa como Presidente da Direção em Janeiro de 2016 prolongando-se o mandato até ao ano de 2019.


ANTÓNIO LUÍS FERREIRA

Médico e Professor, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Doutorado pela Faculdade de Medicina do Porto Médico especialista em Medicina Interna Autor de mais de 60 artigos publicados em revistas internacionais indexadas e quatro capítulos de livros científicos Publicou o livro “Reforma do Sistema de Saúde – a minha visão” Participou em várias comissões e coordenações nacionais no âmbito dos organismos governamentais da saúde. Director Clínico do H. São João entre 2005 e 2007 Presidente do Conselho de Administração do CH São João de 2007 a 2015 Reconhecimentos e prémios: Condecorado com a Comenda da Ordem de Mérito pela Presidência da República Medalha de Ouro da Cidade do Porto Medalha de Ouro da Cidade de Paredes Diploma de Mérito da República da Guiné-Bissau Best Lider Award em 2013


PEDRO BEJA AFONSO

Vogal Executivo, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE

Doutorado pela Faculdade de Medicina do Porto Médico especiaÉ licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1997) e pós‐graduado em Gestão e Economia da Saúde (2002), pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Desde de 1997 que desenvolve a sua atividade profissional no sector da saúde, numa primeira fase na Subregião de Saúde de Coimbra. Integrou a equipa da Agência de Contratualização dos Serviços de Saúde da Administração Regional de Saúde do Centro (1999/2003). Desempenhou funções de docência na FEUC (2002/2005). Foi diretor do Departamento de Informação Organizacional do Hospital Infante D. Pedro SA (2003/2004). Foi vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Infante D. Pedro SA (2004/2005). Integrou o Departamento de Contratualização da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), tendo sido responsável por desenhar e implementar o modelo de contratualização das USF (2005/2008). Foi vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital São Sebastião EPE (2008/2009). Foi vogal executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga EPE (2009/2012), que integra o Hospital São Sebastião, o Hospital de São João da Madeira e o Hospital de Oliveira de Azeméis. Foi Coordenador da Equipa Regional de Apoio (ERA) para os Cuidados de Saúde Primários, da ARS Centro (2012/2013). Foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE (2013/2017).


FILIPE COSTA

Oncology Business Management Director do Hospital da Luz

É no Hospital da Luz desde 2014 Director de Centro de Gestão da Oncologia nesta instituição. Filipe Costa tem uma sólida formação académica na área do Value Based Healthcare, pelo MD Anderson Cancer Center-ICCI (2016) Prof. Thomas Feeley e Harvard Business School Executive Education (2015)- Prof Michael Porter. Master em Gestão e Administração em Saúde pelo ISCTE, e tem várias formações na área da Sáude: Farmacoeconomia(2015), Robotic Surgery (2010) Gestão Hospitalar, CRM e BUsiness Intelegence in Healthcare (2013), entre outras.


RICARDO DA LUZ

Diretor de Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Lisboa Central

Licenciou-se em Medicina em 1982, pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Em 1991 terminou a especialidade de Medicina Interna, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Concluiu a especialidade de Oncologia Médica em 1993, no mesmo Hospital, tendo realizado parte da sua formação em Londres, no Guy’s Hospital.
Entre 1992 e 2000 desenvolve a sua actividade na Unidade de Oncologia Clínica (Tumores Sólidos), no Hospital de Santa Maria. Em 1998 frequenta, com aproveitamento, o ano curricular do Mestrado de Gestão em Saúde, da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Em 2001 é nomeado Presidente do Concelho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil - Centro Regional do Porto. Em 2003 regressa ao Hospital de Santa Maria desempenhando funções de Director de Serviço de Oncologia até Maio de 2005.
Em Maio de 2005 assume a Presidência do Concelho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E., cumprindo o mandato que terminou em Dezembro de 2008.
Em Janeiro de 2009 inicia funções como Director de Qualidade da Espírito Santo Saúde - SGPS, SA. Administrador Executivo da Sociedade Gestora do Hospital Beatriz Ângelo entre 2009 e 2011
Em Fevereiro de 2009 é eleito Presidente da sociedade Portuguesa de Oncologia para um mandato de 3 anos.
Ingressou no quadro do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Lisboa Central, E.P.E. em Abril de 2011. Director de Serviço a partir de Novembro de 2015, é nomeado Presidente da Comissão de Coordenação Oncológica do Centro Hospitalar em Dezembro de 2017.