ALEXANDRE LOURENÇO

Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e aluno de Doutoramento da NOVA School of Business & Economics. É Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Membro do Executive Committee da European Association of Hospital Managers (EAHM), e International Associate do American College Healthcare Executives (ACHE). É Affiliate Member da Unidade de Investigação e Centro de Conhecimento NOVA Healthcare Initiative – Research (NHI) e preletor convidado nos programas de formação de executivos na área de gestão em saúde da Católica Lisbon School of Business & Economics e da NOVA School of Business & Economics. Desde 2014, coopera como consultor externo com a Organização Mundial de Saúde – Europa, prestando apoio técnico a vários Países nas áreas de financiamento e fortalecimento dos sistemas de saúde. É membro do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control (TAG-TB) – WHO/Europe. Exerceu funções como técnico superior na Comissão Nacional da Luta Contra a Sida e no Alto Comissariado da Saúde, de Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, de Diretor Coordenador de Financiamento e Contratualização e de Vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, tendo como responsabilidades a gestão do acesso, contratualização e financiamento do SNS, e relações internacionais. Acompanhou e negociou a execução do Programa Assistência Económica e Financeira nas suas áreas de responsabilidade. Autor e coautor de documentos técnicos, capítulos de livro, artigos científicos e comunicações nacionais e internacionais variadas.

ANDREW FRIED

IBM Global Life Sciences Industry Leader

Ajuda os clientes a lidar com os imperativos da indústria e a salvar vidas através do poder das percepções cognitivas. Trabalha para desenvolver a próxima geração de descoberta e desenvolvimento, actuando em insights para gerar valor, melhorar os relacionamentos em todo o ecossistema e capacitar as pessoas para tomar melhores decisões. Foi anteriormente IBM’s Life Sciences Industry Leader da Europa entre 2015-2108. Antes de se transferir para a Europa em julho de 2015, foi IBM Life Sciences Industry Leader da China. Antes de ingressar na IBM em 2000, Andrew teve uma carreira bem-sucedida de 14 anos em uma importante empresa de consultoria em estratégia. Formou-se em artes pela Universidade de Melbourne e em administração universidade de Monash (Melbourne, Austrália). Tem mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Internacional do Japão e é membro do Instituto de Serviços Financeiros da Australásia.

DANIEL SIMÕES

Membro de Direção, GAT

Atualmente bolseiro de Doutoramento em Saúde Pública Global no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, é membro da Direção do GAT, Psicólogo Clínico de formação com Mestrado em Psicologia Comunitária.
Trabalha no terceiro setor desde 2006, e na resposta ao VIH, Hepatites virais e Tuberculose desde 2011, como coordenador de projetos e posteriormente na área da advocacia.
Membro do European AIDS Treatment Group e do grupo de policy desta organização, é também co-chair do HIV in Europe, e um dos representantes de Portugal no Civil Society Forum sobre VIH, Hepatites e Tuberculose da União Europeia. É membro do Advisory Group para a monitorização da Declaração de Dublin na Europa, junto do European Center for Disease Control e integrou recentemente a European Laboratory Initiative, da Delegação Europeia da Organização Mundial de Saúde.


FILIPA MOTA E COSTA

Diretora-Geral, Janssen

Filipa Costa é Diretora-Geral da filial portuguesa da Janssen, companhia farmacêutica do Grupo Johnson & Johnson. Formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e com um MBA do INSEAD (França). Desde 2003 que integra a equipa da Janssen Portugal. Desde então, desempenhou vários cargos dentro do grupo J&J, nomeadamente o de Diretora Comercial em Portugal, entre 2011 e 2014. Posteriormente, esteve na Janssen Itália onde liderou as equipas de New Product Introduction para o mercado italiano e de Business Development Oncology para a Europa.


FRANCISCO ROCHA GONÇALVES

Membro Executivo do Conselho de Administração, IPO-Porto

Francisco Nuno Rocha Gonçalves, é economista e gestor especializado em economia e gestão da saúde. É, desde 2011, membro executivo do Conselho de Administração no Instituto Português de Oncologia (IPO-Porto). Antes de desempenhar este papel foi consultor em avaliação de tecnologias da saúde/farmacoeconomia. Na vertente académica, é actualmente docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na Universidade de Lisboa. É doutorando em gestão pela Universidade de lisboa e licenciado em economia pela universidade do porto.


HERBERTO JESUS

Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM

Anteriormente foi Membro da Comissão de Honra do “Prémio de Boas Práticas em Saúde” da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (2017), Vice-Presidente do Conselho de Administração do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira – SESARAM (2016), Coordenador do Serviço de Formação e Investigação do SESARAM (2012-2016), Membro da Comissão de Risco Clínico (2010-2012), Membro da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente do SESARAM (2009 -2012), Gestor do Risco Clínico do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira - SESARAM, EPE (2008-2014), Membro do grupo de dinamizadores do projecto da qualidade no âmbito do processo de acreditação do Hospital Central do Funchal – King´s Fund (2006 a 2008), Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Central do Funchal (2006 – 2008) e Membro do Grupo Coordenador de Auditores Clínicos do Serviço Regional de Saúde E.P.E (2005-2008). É Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa (1990) e Tem uma Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde, pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (2003-2005).


JOÃO PORFÍRIO OLIVEIRA

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE. Anteriormente Vogal Executivo do Conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, EPE entre 2009 e 2015. Exerceu ainda funções como Diretor do Serviço de aprovisionamento do Hospital de São João, E.P.E. Foi também Diretor Logístico e Gestor de informação para a Península ibérica na Uponor. É licenciado em matemáticas aplicadas e pós-graduado em administração e Gestão da Saúde pela universidade Lusíada do Porto. É especialista em hospital procurement, em gestão logística e do conhecimento e em gestão de unidades de saúde hospitalares.


MARIA DO CÉU MACHADO

Presidente do INFARMED

Maria do Céu Lourinho Soares Machado é Presidente do INFARMED, Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Membro do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina de Lisboa, Vice-Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Medicina, Vice-presidente da European Federation of the Academies of Medicine, Vogal do Conselho de Diagnóstico Precoce, Professora Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Perita da Direção Geral de Saúde para o Plano Nacional de Saúde. Foi Alta Comissária para a Saúde (2006-2011), Membro do Conselho Científico da FMUL (2011-2015), Diretora Clínica do CHLN (2013-2014) e do Hospital Fernando Fonseca (2005-2006), Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora (2010-2012), Presidente da Comissão de Saúde da Criança e Adolescente (2004-2009), Presidente do Conselho Nacional de Oncologia (2009-2011), Vice-presidente do Conselho Nacional de Luta contra a SIDA. (2007-2011). Membro da Comissão de Farmácia do Hospital Fernando Fonseca (1996-1999). Integrou o grupo da Health Platform da Fundação Calouste Gulbenkian (2012-2014), a Comissão para a Natalidade (2014) e a Agenda Criança (2012). Foi Presidente do Colégio de Pediatria (1994-1995), Presidente da Distrital de Lisboa da Ordem dos Médicos (1996-1998). Tem Competência em Gestão pela Ordem dos Médicos (2002). Teve 8 Bolsas de Investigação (3 da Fundação para a Ciência e Tecnologia), 2 Prémios Bial de Medicina Clínica (2002 e 2006), Prémio de Qualidade Amélia de Mello (2005). Tem 156 artigos publicados, 4 livros e 651 comunicações científicas. Foi agraciada como Grande Oficial da Ordem de Mérito (2010) e Medalha de Ouro do Ministério da Saúde (2012).


MARTIN INVGAR

Professor de Medicina Integrativa do Departamento de Neurociência Clínica

Martin Ingvar, é Professor de Medicina Integrativa no Karolinska Institutet, bem como Diretor de Pesquisa do Centro MR (desde 1998) e Diretor da Unidade Nacional MEG (desde 2012). Foi também presidente do Dept Clinical Neuroscience (2004-2010) e Director de Pesquisa no Karolinska Institute (2010-2012). É co-fundador e membro do0 conselho administrativo da ICHOM.org. Supervisionou 12 alunos para a dissertação de doutorado e publicou cerca de 250 artigos e cinco livros. Tem formação em linguagem, neurociência cognitiva, ciência comportamental e ciência de sistemas de saúde.