May 11, 2017

Apresentação do Evento

 

1. ENQUADRAMENTO

O 1º Congresso Empresarial da Beira Baixa realizou-se em Castelo Branco, nos dias 26 e 27 de maio de 2017, nas instalações da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa. Esta iniciativa é uma organização desta Associação em estreita colaboração com diversos atores locais da Região da Beira Baixa e em parceria com o Jornal de Negócios.

Este evento, na sua 1ª edição, deu voz à Região Beira Baixa, promovendo a coesão territorial, por via da promoção estratégica das forças vivas deste território, nos diversos eixos de desenvolvimento.

Neste âmbito foram desenvolvidas ações que potenciaram a discussão e a concertação em redor dos principais temas associados ao desenvolvimento da região e do tecido empresarial. Temas fundamentais como “o que é hoje a Beira Baixa”, os “desafios para o seu desenvolvimento” e o que existe na região, que possa potenciar o seu futuro, entre outras matérias, foram tópicos de debate pelos players ligados ao desenvolvimento regional. Este foi um debate prospetivo, sobre o futuro da região, refletindo sobre os novos desafios e oportunidades que surgem.

Paralelamente ao Congresso, nos dias 26, 27 e ainda 28 de maio, teve lugar um showroom demonstrativo do que de melhor se faz na região, com a participação dos municípios e CIMs, empresas e outras instituições de apoio às PME. Este espaço promoveu a região e os bons exemplos empresariais, inspirando futuros casos de sucesso e fomentando parcerias que proporcionam às PME, ambientes empresariais mais favoráveis.

Decorreu ainda um programa de animação nos dias 27 e 28 de maio, que neste espaço único e de condições privilegiadas, promoveu as atividades culturais e criativas, que tornam esta região única e de excelência.  

 

2. ENTIDADES ORGANIZADORAS

AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa

A AEBB é uma Associação Empresarial sem fins lucrativos, de utilidade pública, que centra a sua atuação na promoção e desenvolvimento das atividades económicas do distrito de Castelo Branco, considerando os domínios técnico, comercial e associativo, tendo ainda como desígnio a necessidade de assegurar uma participação de crescimento exponencial em matéria decisiva e programática no que diga respeito às empresas e região, trabalhando de acordo com uma estratégia de proximidade e de cooperação, de modo a tornar o tecido empresarial e a região cada vez mais competitivos e economicamente e socialmente sustentáveis.

Neste mesmo sentido, a AEBB assume como prioridades de atuação, áreas transversais e estruturantes que promovam a competitividade empresarial - a formação, a inovação, o empreendedorismo, a cooperação empresarial, a internacionalização e o financiamento -, dinamizando diversos projetos e iniciativas, que resultam de um olhar atento sob as necessidades das empresas e da região, e sustentado por um conjunto de conhecimentos, parcerias, experiência e competências no domínio da qualidade e apoio empresarial, adquirida ao longo de 30 anos de atividade.

O Jornal de Negócios

O JORNAL DE NEGÓCIOS cumpriu dez anos em 2013 como o diário de economia mais lido em Portugal. Este é o resultado de um caminho iniciado em 1997 na Internet, no que então foi um caso pioneiro no panorama editorial em Portugal, que em Maio de 2003 se lançou nas bancas como diário.

 O Negócios é um jornal especializado, uma marca de jornalismo que chega todos os dias a centenas de milhares de leitores através de várias plataformas: papel, online e televisão. Integrado no Grupo Cofina, líder na imprensa escrita em Portugal, o Negócios prossegue a sua vocação de partilhar informação séria e credível, percebendo a importância que a economia tem na sociedade, em geral, e na vida dos cidadãos, em particular.

 

3. PÚBLICO-ALVO

Empresários, instituições, associações empresariais, prescritores, opinion makers estrangeiros e comunidade em geral, que participaram nas mais diversas dinâmicas organizadas no âmbito do 1º Congresso Empresarial da Beira Baixa.

 

4. MODELO

CONGRESSO

Programação de 3 dias, integrando a vertente institucional, empresarial e cultural, representativa do que de melhor se faz na Região da Beira Baixa. 

O 1º CEBB, nos dias 26 e 27 de maio, incluiu um conjunto de painéis que incentivaram o diálogo e a troca de ideias e conhecimentos, de forma a prover a região de estratégias para alavancar o seu crescimento sustentável e a coesão do território. Os oradores, de reconhecido mérito, partilharam experiências, conhecimento, ideias e estratégias, num ambiente favorável à discussão e ao diálogo.

JANTAR-CONFERÊNCIA

No final do primeiro dia do Congresso Empresarial, teve lugar, no salão da AEBB, um jantar-conferência, onde se proporcionou um ambiente sofisticado e elegante, que marcou esta cerimónia e assinalou também as comemorações dos 30 anos da AEBB.

SHOWROOM

Paralelamente ao Congresso, nos dias 26, 27 e ainda 28 de maio, teve lugar um showroom demonstrativo do que de melhor se faz na região, com a participação dos municípios e CIM, empresas e outras instituições de apoio às PME. Este espaço foi promovida a região e os bons exemplos empresariais, inspirando futuros casos de sucesso e fomentando parcerias que proporcionem às PME ambientes empresariais mais favoráveis.

PROGRAMA CULTURAL E CRIATIVO

Houve ainda lugar a um programa de animação, nos dias 27 e 28 de maio, que neste espaço único e de condições privilegiadas, promoveu atividades culturais e criativas que tornam esta região única e de excelência.

PROJEÇÃO DO EVENTO

O evento teve projeção mediática a nível nacional e reuniu na região importantes players ligados ao desenvolvimento regional e empresarial. Durante 3 dias, elevou-se o nome Beira Baixa, através de um debate prospetivo sobre o futuro da região, e uma reflexão sobre os novos desafios e oportunidades.

Este evento teve uma forte campanha de promoção, recorrendo para o efeito a diversos meios de comunicação, designadamente:

  • Site Exclusivo: www.congressoaebb.negocios.pt
  • Site dos parceiros e demais entidades patrocinadoras
  • Redes sociais dos parceiros e demais entidades patrocinadoras
  • Jornais nacionais: Jornal de Negócios (anúncios e conteúdos editoriais)
  • Jornais locais
  • Televisão: CMTV
  • Streaming online no negócios.pt

 

5. CONTACTOS

AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa

Avenida do Empresário, Praça Nercab, 6000-268 Castelo Branco

Tel.: 272 340 250