PEDRO SIZA VIEIRA



Ministro, Adjunto e da Economia

Anteriormente foi formador em pós-graduações e cursos promovidos por diversas instituições, incluindo a Universidade Nova de Lisboa, a Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Como advogado, foi sócio da Morais Leitão, J. Galvão Teles e Associados, Sociedade de Advogados e, de 2002 a Outubro de 2017, sócio da Linklaters LLP, sendo Managing Partner do escritório de Lisboa desta sociedade, entre 2006 e 2016. Integrou as listas de árbitros do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, do Instituto de Arbitragem Comercial da Associação Comercial do Porto, da Concórdia, do Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara de Comércio Portuguesa no Brasil, e do CREL. Foi membro da Direção da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal e Presidente da Associação Portuguesa de Arbitragem. Foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e vogal da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1987).

LUÍS CASTRO HENRIQUES



Presidente, AICEP

Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo. Foi membro do Conselho de Administração da AICEP desde 2014, com os pelouros do Investimento, Gestão Financeira e Comercial. Presidiu, por deliberação do CA da AICEP, ao Conselho de Administração da AICEP Global Parques desde 2015 e geriu as diferentes participações financeiras da Agência. Até se juntar à AICEP, coordenou as áreas de Estratégia de Marketing, Experiência do Cliente, Marketing Analytics no Grupo EDP e liderou diversos projetos de parcerias tecnológicas e desenvolvimento de produto. Anteriormente desenvolveu, enquanto assessor da Administração da EDP Inovação, intensa actividade na área da Inovação. Teve funções docentes em diversas disciplinas da licenciatura em Economia na UCP, tendo iniciado atividade profissional como consultor na McKinsey & Company. Desempenhou funções públicas enquanto Adjunto do Ministro das Atividades Económicas e do Trabalho do XVI Governo Constitucional e da Secretária de Estado da Habitação do XV Governo Constitucional (03/04). Recebeu o Prémio Excelência da CGD e vários outros Prémios de Mérito Académico. É Mestre em Economia pela Universidade de Cambridge (2008), tem um MBA pelo INSEAD (2009) e é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (2002).

ANDRÉ VERÍSSIMO



Director, Jornal de Negócios

André Veríssimo, jornalista, 41 anos, é director do Jornal de Negócios desde Novembro de 2017. Jornalista há 18 anos, André Veríssimo, faz parte da direcção do Jornal de Negócios há mais de três anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira, em 1999, na revista Focus, onde foi jornalista de Internacional e Economia. Saiu em 2003 para o Semanário Económico, onde foi coordenador da secção de Mercados e editor de Empresas. Entrou para o Jornal de Negócios no início de 2006, como editor de Mercados. Faz parte da direcção do jornal desde o final de 2013, primeiro como director-adjunto e depois como subdirector. No âmbito da sua actividade, André Veríssimo recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

ALBERTO RAMOS



CEO, Bankinter Portugal

É Country Manager do Bankinter Portugal desde setembro de 2017, tendo anteriormente sido Diretor de Banca Comercial desde abril de 2016. Iniciou a sua carreira profissional em 1994 no Banco Espírito Santo, SA. Em 2006 integrou o Barclays Bank Portugal para desenvolver o Programa de Expansão. Em 2008 foi Responsável do Segmento Premier, tendo em 2012 assumido a responsabilidade pela Rede de Agências na região de Lisboa. Em julho de 2013 foi nomeado Diretor de Segmento Negócios para a Ibéria, passando a integrar a Comissão Executiva como Chief Commercial Officer para Portugal em 2014. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto.

AMÂNDIO SANTOS



Presindente, PortugalFoods

É Presidente do Conselho de Administração da Portugalfoods desde 2012. É ainda Director da Associação dos Industriais do Conselho de Pombal e membro dos órgãos fundadores de uma IPSS. Iniciou a vida profissional com 17 anos no sector de reparação automóvel (1987-1990) e entretanto desempenhou cargos em diversas empresas: responsável operações da Decoração de Interiores, em Aveiro (1991-1995); Diretor comercial de empresa industrial ramo madeiras, em Pombal (1995-1997); Diretor-Geral da Derovo, em Pombal (1997-2007); Administrador Executivo da Derovo SGPS (2007-2014); Consejero Delegado da Ovofoods, SL, Astúrias, Espanha (2009-2014); Gerente da Docereina, Lda, em Pombal (2010-2015). É formado em Contabilidade e Administração de Empresas pela Universidade de Aveiro.

JOSÉ LUIS VEGA



Director da Banca de Empresas, Bankinter Portugal

Actualmente é Director da Banca de Empresas Bankinter Portugal, Subdiretor Geral do Bankinter S.A e membro da Comissão Executiva. No entanto já desempenhou vários cargos em diversas áreas no Bankinter, nomeadamente: Banca Corporativa, Desenvolvimento Corporativo, Relações com Investidores e Riscos. Foi também o responsável pelo Projeto de Integração do Bankinter Portugal. Licenciou-se em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidad Complutense de Madrid, tendo também um PMD pela Harvard Business School.

JOSÉ THEOTÓNIO



CEO, Pestana Hotel Group

Em Março de 2015 foi nomeado CEO do Pestana Hotel Group. Iniciou a sua carreira na Nutrinveste, passou pela Lanidor. Foi Adjunto do Secretário de Estado das Finanças e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Turismo. Entre 1995 e 2000 foi Administrador do Fundo de Turismo, com funções na F. Turismo – Sociedade Gestora De Fundos De Investimento Imobiliário, SA e na F. Turismo – Capital de Risco, SA. Em 2000 entrou no Grupo Pestana com responsabilidade corporativa pelas áreas financeira e tecnologias de informação. Nos últimos anos acumulou o lugar na holding, com a presidência da Salvor e Administrador da M&J Pestana, ITI e Grupo Pestana Pousadas e Brasturinvest. Licenciou-se, na universidade católica portuguesa, em administração e gestão de empresas, onde leccionou durante 13 anos, até 2000.

RUI PAIVA



CEO, WeDo Technologies

Rui Paiva é o Presidente Executivo da WeDo Technologies e COO da Sonae Sistemas de Informação. É membro da Comissão Executiva da BizDirect, Saphety, Sonae IM, S21Sec, iTrust, SysValue, Fae, AmCham and Bright Pixel, bem como membro do Conselho Consultativo da Executive Digest e Imagens de Marca. Previamente a ter fundado a WeDo Technologies, em 2001, Rui Paiva desempenhou as funções de Director de Sistemas de Informação e Adjunto da Comissão Executiva da Optimus Comunicações. Antes, Rui Paiva foi Director de Departamento de Consultoria da HP Portugal, tendo passado anteriormente pela Telecel/Vodafone como Responsável pelo Departamento de Infra-estruturas, Operações e Help Desk. Rui Paiva iniciou a sua carreira profissional na Portugal Telecom, como Especialista em Telecomunicações e Informática. É licenciado em Matemática Aplicada e pós-graduado em Administração e Gestão pela Universidade Nova de Lisboa.

INSCRIÇÕES