PME NO RADAR | NOTÍCIAS

PME NO RADAR | COBERTURA

Portugueses podem salvar o ano turístico de 2020

"O turismo tem ajudado muito o país, por isso é altura para uma certa reciprocidade e os portugueses ajudarem o turismo", referiu Rita Batista Marques, secretária de Estado do Turismo, na 4ª webconferência PME no Radar, dedicada ao turismo. Adiantou ainda que está a preparar um segundo pacote de medidas para o setor.

Não é um sprint, mas é uma maratona

As start-ups mobilizaram-se, e a indústria portuguesa adaptou-se para ajudar a melhorar as condições de combate à pandemia e, com os profissionais de saúde, dar uma resposta comunitária ao vírus.

“Não se pode abrir a economia já, mas pode-se planear a sua abertura já”

Tem de se começar a dizer aos empresários e aos gestores como é que se trabalha em segurança, defende Peter Villax para quem é vital que existam máscaras sociais, que segundo João Correia das Neves, serão fabricadas em Portugal aos milhões por semana.

Apoios para start-ups precisam-se

As linhas de crédito são na prática difíceis de atingir porque os ativos das start-ups são sobretudo intangíveis, não têm muitas receitas e as instituições “têm uma ação predadora com as exigências de garantias e colaterais; estão a seguir as regras mas estas deixam as start-ups de fora”, refere João Freire de Andrade, presidente da Portugal Fintech.

Rui Constantino: “O fator mais determinante dos impactos é a duração da pandemia”

“O empresário português é resiliente e otimista, e anseia pela brevidade da ‘resolução’ da atual conjuntura e incertezas do mercado, para ultrapassar as dificuldades de planeamento da atividade”, assinala Rui Constantino, economista-chefe do Santander Portugal.

As start-ups na economia de emergência

A Habit Analytics permite que o dinheiro do seguro de um automóvel que não anda possa passar para a saúde, a Prodsmart permite que as fábricas se repensem, e a Alfredo AI apoia os mediadores e os bancos com as avaliações rápidas de imobiliário. São PME tecnológicas e digitais.

Santander agiliza linhas de apoio lançadas pelo Estado

O banco pretende dinamizar e agilizar todas as linhas de apoio que o Estado lançou para ajudar as empresas afetadas pelo surto de covid-19, com maior enfoque nos setores mais afetados.

Ao lado das PME

A covid-19 é um enorme desafio de saúde pública, o maior que Portugal tem de enfrentar no último século, mas também de sustentabilidade económica.

“Depois deste pesadelo vamos precisar de festa”

“Há muitos cervejeiros que sabem que têm o dia marcado e que sobrevivem mais um ou dois meses”. Mas o movimento de microcervejeiros mostra a “capacidade de resistência”. Agir é o que move 26 empresas de São João da Madeira na área do calçado.

Empresas juntam-se à luta contra o vírus

A confeção que faz cógulas, a empresa de embalagens personalizadas que faz viseiras, e quem fazia produtos para pontos de venda e agora produz guichés de segurança e viseiras.

Como apoiar as empresas, as famílias e as pessoas

Já pensaram o que sucederia se todos os países passassem a produzir só para eles próprios?

Empresas com experiência de crises

Nascidas durante a última crise financeira ou com vivência de 73 anos, são PME que têm um passado que obrigou a vencer dificuldades.

Período excecional pede decisões excecionais

Um empresário pede “a suspensão do pagamento da Segurança Social para todas as empresas, a redução das obrigações fiscais e medidas de apoio à tesouraria” para se evitar uma crise social depois do controlo da pandemia da covid-19, que desde 2 de março fustiga Portugal

O retrato das PME

As PME apresentam um quadro de resiliência que pode ser importante para enfrentar as recessões, as crises económicas, financeiras e até pandemias devastadoras como o Covid-19.

Santander agiliza linhas de apoio lançadas pelo Estado

Segundo Miguel Belo de Carvalho, administrador do Banco Santander, este decidiu suspender por um mês a cobrança da mensalidade dos POS e isentar a aplicação de um valor mínimo sobre as transações efetuadas para todos os comerciantes e as comissões do serviço MBWay nos POS.

9 de junho 2020
Jornal de Negócios

 
suplemento_09junho20
 

21 maio 2020
Jornal de Negócios

 
dupla_jng_21maio20
 

6 maio 2020
Jornal de Negócios

 
suplemento_06maio20
 
 

23 abril 2020
Jornal de Negócios

 
suplemento_23abril20
 

2 abril 2020
Jornal de Negócios

 
dupla_jng_2abril20
 

30 março 2020
Jornal de Negócios

 
capa+dupla_jng_mar2020_
 
 

26 março 2020
Jornal de Negócios

 
 

26 março 2020
Jornal de Negócios