André Veríssimo

Diretor, Jornal de Negócios

André Veríssimo, jornalista, é diretor do Jornal de Negócios desde Novembro de 2017. Jornalista há 18 anos, André Veríssimo, faz parte da direção do Jornal de Negócios há mais de três anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira, em 1999, na revista Focus, onde foi jornalista de Internacional e Economia. Saiu em 2003 para o Semanário Económico, onde foi coordenador da secção de Mercados e editor de Empresas. Entrou para o Jornal de Negócios no início de 2006, como editor de Mercados. Faz parte da direção do jornal desde o final de 2013, primeiro como diretor-adjunto e depois como subdiretor. No âmbito da sua atividade, André Veríssimo recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

Miguel Belo de Carvalho

Administrador Executivo do Santander em Portugal

Desde 2013 é Adjunto da Administração com a responsabilidade da Área Financeira, tendo igualmente liderado a equipa que coordenou a integração dos ativos e passivos do Banif e do Banco Popular Portugal. Foi ainda responsável pelos Negócios Corporate e PMEs entre 2010 e 2013. Com ligação ao Santander desde 1994, passou pelo Santander Brasil, Espanha e Londres. Licenciado em Gestão pela Universidade Lusíada, tendo ainda uma Pós-graduação em Finanças pelo ISEG e frequentado programas de gestão na Kellog e na IESE (São Paulo, Xangai, Madrid).

Ana Abrunhosa

Ministra da Coesão Territorial

Ana Maria Pereira Abrunhosa nasceu em Angola, em 1970. Doutorada em Economia pela Universidade de Coimbra (UC), é docente da Faculdade de Economia da UC desde 1995, onde lecionou Introdução à Economia, Microeconomia I, Economia Regional, Economia Europeia, Introdução à Gestão, Seminário Gestão da inovação. Foi Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) de maio de 2014 a outubro 2019 e Presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro durante o mesmo período. Foi ainda Presidente do Comité de Investimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020). Presidiu ao Conselho Geral do Fundo de Dívida & Garantias da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), de julho de 2017 a dezembro de 2018, e ao Conselho Geral do Fundo de Capital & Quase-Capital da IFD desde janeiro de 2019. Foi também Presidente da Comunidade de Trabalho EUROACE (Centro, Alentejo e Extremadura) e da Eurorregião desde junho de 2018. Foi Vogal Executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro de fevereiro de 2010 a maio de 2014. Foi Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, responsável pelas áreas do Desenvolvimento Regional, do Apoio Jurídico e à Administração Local e da Comunicação, Gestão Administrativa e Financeira, entre 2008 e 2010. É Ministra da Coesão Territorial no XXII Governo Constitucional.

Inês Barbosa

CCO, Wingsys

Nasceu em 1992 no Porto. Completou a licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, em Braga, e, atualmente, desempenha o cargo de Chief Communications Officer da marca Wingsys. Co-Fundadora do Jornal do Campus, foi também jornalista no Porto Canal e no FC Porto Media.

Maria da Graça Carvalho

Deputada, Parlamento Europeu e Presidente do Intergrupo

Maria da Graça Carvalho é atualmente Deputada do Parlamento Europeu no grupo do Partido Popular Europeu (PPE). Ela é membro efetivo da Comissão Indústria, Investigação e Energia (ITRE), onde foi eleita vice-coordenadora do Grupo PPE. É membro suplente da Comissão do Mercado Interno e de Defesa do Consumidor (IMCO) e da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Género (FEMM). Maria da Graça Carvalho preside ao Intergrupo “Investimentos Sustentáveis de Longo Prazo e Indústria Europeia Competitiva” e foi nomeada para os MEP Awards 2020, melhor deputada do ano na categoria Mercado Único Digital. Foi conselheira do Comissário para Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, de novembro de 2014 a dezembro de 2015. Anteriormente, foi Deputada do Parlamento Europeu entre julho de 2009 e maio de 2014. Nessa condição, foi relatora do programa Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020). Também foi conselheira principal do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso nas áreas de Ciência, Ensino Superior, Inovação, Investigação, Energia, Ambiente e Mudanças Climáticas de 2006 a 2009. Foi Ministra da Ciência e do Ensino Superior do XV Governo Constitucional e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional. É Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa).

Miguel Goulão

Vice-Presidente, Assimagra

Atualmente administrador da Filstone SA e Vice-Presidente Executivo da Assimagra – Recursos Minerais de Portugal, foi gestor e presidente de conselhos de administração de variadíssimas empresas, dirigiu em funções executivas diversas Associações Empresarias, de onde se destacam a ARICOP, AHRESP, CTP, CEVALOR e Portugal Mineral Cluster. No plano político destaca-se o facto de ter sido Secretário Geral da JSD, e Chefe de Gabinete no XV e XVI Governos Constitucionais, nas áreas da Ciência e Ensino Superior e Ambiente e Ordenamento do Território, respetivamente. Foi fundador e atualmente desempenha as funções de Secretário Geral da Plataforma para o Crescimento Sustentável. Exerceu também funções de Vereador na Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

Jorge Portugal

Diretor-Geral, COTEC Portugal

Jorge Portugal é Diretor-Geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação. Foi consultor do Presidente da República para a inovação e do Governo de Portugal para a área da modernização dos serviços públicos. Tem experiência nos sectores das tecnologias de informação e comunicação, Distribuição e Banca. Concluiu a licenciatura, mestrado e Doutoramento em engenharia mecânica, no Instituto Superior Técnico. Tem um MBA pela faculdade de economia da Universidade Nova de Lisboa.

Jorge Portugal

Economista e Gestor

Francisco Jaime Quesado, Economista e Gestor, MBA pela Universidade do Porto, tem desempenhado ao longo dos últimos 25 anos funções de Gestão Superior quer na área privada ( Grupo Amorim, AEP ) quer na área pública ( Gestor durante 10 anos do Programa Nacional da Sociedade da Informação, Administrador da Agência de Inovação e Presidente da ESPAP) , coordenando presentemente vários projectos e iniciativas de alto nível em termos nacionais e nacionais. Colaborador permanente da imprensa nacional e orador convidado em múltiplas conferências internacionais e nacionais, é autor de 5 livros, dos quais o mais recente - THE NEW WAY - A Competence Agenda for a Trust Society aponta novas pistas na área da inovação competitiva e inteligência colectiva.