André Veríssimo

Diretor, Jornal de Negócios

André Veríssimo, jornalista, é diretor do Jornal de Negócios desde Novembro de 2017. Jornalista há 18 anos, André Veríssimo, faz parte da direção do Jornal de Negócios há mais de três anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira, em 1999, na revista Focus, onde foi jornalista de Internacional e Economia. Saiu em 2003 para o Semanário Económico, onde foi coordenador da secção de Mercados e editor de Empresas. Entrou para o Jornal de Negócios no início de 2006, como editor de Mercados. Faz parte da direção do jornal desde o final de 2013, primeiro como diretor-adjunto e depois como subdiretor. No âmbito da sua atividade, André Veríssimo recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

Pedro Fialho

Diretor Executivo Área de Negócios e Banca Institucional, Santander Portugal

Pedro Fialho fez formação na Universidade Católica, tendo também passado pelo INSEAD. Iniciou a sua carreira em 1990 trabalhando na Bolsa de Valores de Lisboa. De seguida passou pelo Citibank, com a função de Vice President responsável por Debt Capital Markets. Nesta Instituição teve uma experiência muito gratificante, tendo tido oportunidade de passar períodos profissionais em Milão e Londres. Nos últimos 24 anos tem exercido distintas responsabilidades no Banco Santander. Iniciou o seu percurso nesta Instituição em 1995, com funções de Direcção no Banco de Investimentos, tendo sido Administrador no período de 2003 a 2010. Posteriormente, foi responsável da Área de Empresas, de 2004 a 2008. De 2008 ao presente, exerceu responsabilidades nas Áreas de Banca Institucional, que acumulou posteriormente com Negócio Internacional e o Segmento de SME (Small and Medium Entreprises).Durante a sua carreira, foi também Administrador das seguintes sociedades:

Previsão – Sociedade Gestora de Fundo de Pensões
Santander Asset Management
Santander Totta – Sociedade de Crédito Especializado
Banco Santander de Negócios Dealer
MTS Portugal
Entre outras sociedades

Rita Marques

Secretária de Estado do Turismo

Rita Baptista Marques nasceu no Porto, em 1975. Licenciada (1998) e Mestre (2000) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, possui um MBA (2007) pela University of Southern California, além de diversos programas de alta direção para executivos em Liderança pelos Instituto de Empresa (2018), London Business School (2017), e University of Texas at Austin (2016). Foi Presidente da Portugal Capital Ventures - Sociedade de Capital de Risco, S.A.. Foi Diretora Executiva da Porto Business School para área de MBA e Pós-Graduações (2016-2018), coordenadora da Unidade de Projetos da Universidade do Porto (2008-2016), e Gestora do Mercado Ásia-Pacífico e dos setores de Tecnologias e de Turismo na Agência Portuguesa para o Investimento (2003-2006). Foi ainda consultora sénior na Microsoft Corporation (2006-2007), nos EUA, e especialista na ANACOM (2001-2003). Foi Presidente do Conselho Fiscal da Fundação da Juventude (de 2017 a 2019). Tem desenvolvido diversos trabalhos de consultoria com entidades públicas e privadas na área da Inovação, Financiamento Público, Internacionalização e Investimento Direto Estrangeiro.

Sérgio Guerreiro

Diretor Executivo, Westmont Institute of Tourism and Hospitality na Nova SBE

Licenciado em Economia, Mestre em Gestão e Administração Pública e Doutorado em Turismo. Mais de 20 anos de experiência no setor do turismo, nas áreas da estratégia, intelligence e políticas. Diretor Coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento no Turismo de Portugal e Chairman do Comité de Turismo da OCDE e do Market Intelligence Group da European Travel Commmission. Perito em vários grupos de trabalho de organizações internacionais. Diretor Executivo, Westmont Institute of Tourism and Hospitality na Nova SBE, Professor universitário na Nova SBE, Nova IMS e Universidad Europea das Canarias.

Chitra Stern

Presidente CA, Elegant Family Hotels Sagres

Chitra Stern is the recipient of the prestigious Deloitte Institute “Accomplished Entrepreneur Award” at the London Business School, “Person of the Year” Award by the international Family Travel Association and the “Family Traveler Award” for special contribution to the Family Travel Market. She is an Electronic Engineer, Chartered Accountant and MBA (London Business School). Between 2017 and 2019, Chitra was on the Committee of Portugal IN, a special task force created by the Portuguese Prime Minister’s office to further enhance Foreign Direct Investment into Portugal (www.portugalin.gov.pt). She is also an invited professor for Luxury Marketing at the Nova School of Business and Economics and is the incoming President of the Entrepreneurs Organization (www.eonetwork.org) in Portugal. Owner and founding board member of Martinhal Family Hotels & Resorts (www.martinhal.com) , Chitra is a passionate entrepreneur and real-estate & hotel developer, working alongside her business-partner and husband, Roman, on their projects in Portugal. They developed the Martinhal Resort in Sagres in the Algarve from scratch and have successfully expanded the “Martinhal” brand across 3 other properties in the best and most prestigious locations in Portugal – with one more branded hotel residence (www.martinhalresidences.com) coming up in Lisbon. They have had 4 children during the process of building up their businesses. They are also working on commercial real-estate projects and an Education Hub project in Lisbon, between the Park of Nations and the airport. The school, United Lisbon International School will open in September 2020 (www.unitedlisbon.school). The school forms part of a wider Edu Hub (www.eduhublisbon.com) – with innovators, tech companies and an academy that all have something to contribute to education. The school will be a K-12 International School with an American-based Curriculum and IB diploma. It will be operated by International School Services from Princeton, NJ.

Joana Silveira

Sócia-Gerente, Wide Travel

Licenciada em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico, tendo feito posteriormente uma Pós-graduação em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo também no Instituto Superior Técnico, e mais tarde o PAGE - Programa Avançado de Gestão para Executivos, na Universidade Católica. Joana Silveira é sócia-gerente da Wide Travel & Events desde 2008, tendo trabalhado anteriormente noutra empresa deste sector.

José Avillez

CEO, Grupo José Avillez

Português e cozinheiro, José Avillez tem como principal missão promover a gastronomia portuguesa e contribuir para fazer de Portugal um destino gastronómico de excelência. É considerado uma referência da gastronomia em Portugal e tem-se destacado pelo espírito empreendedor e pela vontade de ir mais além. A enorme curiosidade, o gosto pelas viagens e a vontade incessante de experimentar e aprender têm contribuído decisivamente para a sua criatividade e evolução, embora a grande fonte de inspiração seja a cozinha portuguesa. Define-se como um chef apaixonado pela gastronomia e pelo seu país, inovador e criativo, sem nunca esquecer a tradição, a qualidade, a autenticidade e o valor do trabalho. José Avillez cresceu perto do mar e do pinhal, em Cascais, o que influenciou de forma decisiva o seu trabalho. Na universidade estudou Comunicação Empresarial e recebeu orientação da principal autora sobre gastronomia tradicional portuguesa, Maria de Lourdes Modesto. Estagiou em diversos restaurantes em Portugal e no estrangeiro, com destaque para o El Bulli de Ferran Adrià, que transformou a sua visão sobre a cozinha. Em 2008 assumiu o lugar de chef executivo do histórico restaurante Tavares, em Lisboa, onde, em 2009, viria a ganhar a primeira Estrela Michelin. Em 2011 decidiu abrir os seus próprios restaurantes e actualmente tem vários em Portugal, em Lisboa e no Porto, e também no Dubai, cada um com o seu próprio conceito, mas todos exprimindo a sua paixão pela cozinha. José Avillez conta com muitas dezenas de colaboradores entusiasmados que, além de apoiarem o funcionamento dos restaurantes, o ajudam a desenvolver os seus diferentes projectos, entre os quais se destacam os programas de televisão, os livros e os vinhos com a sua assinatura.

Rodrigo Machaz

Diretor-Geral, Memmo Hotels

Licenciado em gestão de empresas e pós graduado em gestão hoteleira pela Universidade de Cornell, o seu percurso profissional esteve sempre associado à hotelaria. Começou a sua carreira no grupo Four Seasons Hotels & Resorts onde exerceu diversas funções. É sócio fundador da memmo Hotels (memmo Baleeira, memmo Alfama e memmo Príncipe Real) onde exerce funções de administrador e Diretor Geral.