ANDRÉ VERÍSSIMO

Director - Jornal de Negócios

André Veríssimo, jornalista, 41 anos, é director do Jornal de Negócios desde Novembro de 2017. Jornalista há 18 anos, André Veríssimo, faz parte da direcção do Jornal de Negócios há mais de três anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira, em 1999, na revista Focus, onde foi jornalista de Internacional e Economia. Saiu em 2003 para o Semanário Económico, onde foi coordenador da secção de Mercados e editor de Empresas. Entrou para o Jornal de Negócios no início de 2006, como editor de Mercados. Faz parte da direcção do jornal desde o final de 2013, primeiro como director-adjunto e depois como subdirector. No âmbito da sua actividade, André Veríssimo recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

BRUNO HORTA SOARES

Presidente da ISACA Lisbon Chapter e Docente no Programa Digital Transformation Católica Business School

Experiência profissional na indústria de serviços profissionais de assessoria, consultoria e auditoria, com especial relevância em projetos nos domínios de Governance, Gestão, Risco e Segurança de Sistemas de Informação nas indústrias de Financial Services, Technology, Media & Telecommunications, Healthcare e Government, tendo colaborado com os principais players de mercado em Portugal, Angola e Moçambique. Iniciou a sua carreira profissional na Deloitte Consulting, tendo passado posteriormente pela área de Information Risk Management da KPMG e integrado em 2006 a divisão de Enterprise Risk Services da Deloitte. Em 2012 deixou a Deloitte para fundar a GOVaaS – Governance Advisors as-a-service, onde é atualmente Senior Advisor, e para se dedicar de forma entusiasta às atividades de ensino, formação e promoção das áreas relacionadas com a governança e gestão dos sistemas de informação. Atualmente colabora ativamente com um ecossistema de parceiros locais e internacionais, entre os quais a IDC Portugal onde é desde 2015 IT Executive Senior Advisor para as áreas de IT Strategy, Governance e Security. É licenciado em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo ISLA. Adicionalmente, tem as certificações profissionais: Project Management Professional (PMP®), do Project Management Institute (PMI); Certified Information Systems Auditor (CISA®), Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT®) e Certified in Risk, Information Systems Control (CRISCTM) e COBIT® 5 Foundation do ISACA®; ISO 27001 Lead Auditor; ITIL® version 3 Foundation. No contexto académico é professor convidado no ISCAC -Business School Coimbra, Católica Lisbon School of Business & Economics, Instituto Superior Técnico, Universidade Europeia, Universidade Portucalense e Unipê – Centro Universitário de João Pessoa (Paraíba, Brasil). É Presidente fundador do ISACA Lisbon, Portugal Chapter, colaborador em várias associações profissionais e orador em diversas conferências e seminários locais e internacionais.

CARLOS OLIVEIRA

Ex-Secretário do Empreendedorismo e atual presidente da Investbraga

Carlos Nuno Oliveira nasceu em 1977 e licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Participou no Programa Avançado de Gestão para Executivos em Telecomunicações e Tecnologias de Informação da Universidade Católica Portuguesa. Foi Secretário de Estado no XIX Governo, com a pasta do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, tendo sob sua tutela IAPMEI, DGAE, Compete, ASAE, IPQ, IPAC, Portugal Ventures e PME Investimentos. É atualmente Presidente da InvestBraga, agência de desenvolvimento económico, e é também responsável pela Startup Braga. É membro dos Advisory Boards da COTEC, do Laboratório Ibério Internacional de Nanotecnologia (INL) e membro do Independente da Enternext para a Tech 40 Label. Em 2000, fundou a MobiComp, empresa que ganhou reconhecimento nacional e internacional. Em 2008 a empresa foi adquirida pela Microsoft.

FRANCISCO BARBEIRA

Executive Board Member, Banco BPI & Presidente, CIO Council IDC

FERNANDO BAÇÃO

Professor Associado e Subdirector da NOVA IMS

Fernando Bação é Professor Associado e Subdirector da NOVA Information Management School (NOVA IMS), Universidade Nova de Lisboa, onde é diretor do Centro de Investigação e do Programa de Doutoramento em Gestão da Informação. O seu trabalho de investigação incide sobre os temas do Data Science e o papel da tecnologia no desenvolvimento social e no ensino. Do seu trabalho científico resultaram dezenas de artigos publicados em jornais científicos como Information & Management, Information Systems Frontiers, Educational Technology & Society, Computers in Human Behavior, entre outros. No âmbito da sua actividade docente foi professor convidado no Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), Brasil e no Institute for Geoinformatics da Universidade de Muenster, Alemanha. http://www.novaims.unl.pt/fbacao/

GABRIEL COIMBRA

Group Vice President & Country Manager, IDC

Com 20 anos de experiência no mercado de TIC, Gabriel Coimbra é Group Vice President da IDC e responsável pelas operações da IDC em Portugal, a empresa líder mundial na área de market intelligence, serviços de advisory e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo. Para além das atividades de gestão, Gabriel Coimbra está directamente envolvido na conceção e coordenação dos vários estudos e serviços de advisory que a IDC desenvolve em Portugal, contribui também em diversos projetos de consultoria e advisory da IDC em Portugal. Ao nível de EMEA faz parte da equipa que está a desenvolver novas práticas de consultoria e advisory na IDC. No contexto académico, colabora com algumas das principais instituições de ensino superior em Portugal, como é o caso da Católica Lisbon School of Business & Economics, NOVA IMS e Porto Business School, em programas de pós-graduação em Sistemas de Informação e Transformação Digital. A sua opinião é regularmente citada na imprensa especializada e económica, como é o caso do Semanário Expresso, Diário Económico, Revista Exame, Jornal de Negócios entre outras. Gabriel Coimbra é Mestre em Estatística e Gestão da Informação pela NOVA IMS e pós-graduado em Gestão Avançada pela Universidade Católica Portuguesa (UCP).

JORGE GABRIEL

Administrador Executivo, FLAD

Jorge Gabriel nasceu em Luanda, Angola. É Mestre em Engenharia de Sistemas de Produção pelo Cranfield Institute of Technology, no Reino Unido e MBA pelo Instituto de Estudos Superiores de Empresa (IESE/AESE), Espanha. Foi durante mais de vinte anos Professor Convidado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, leccionando nas áreas da gestão industrial, tecnologia e empreendedorismo. Iniciou a sua carreira profissional como avaliador de projectos de investigação e desenvolvimento no LNETI. Após ter trabalhado como consultor de gestão, de 1998 a 2003 foi gestor e mais tarde Administrador da Companhia Portuguesa de Computadores - Consultoria de Gestão (CPC-CG) e Director da “Indra Sistemas” (Espanha). Entre 2004 e 2013 foi consultor de gestão no ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade) e nos últimos anos director de Investigação & Desenvolvimento. Ao longo de mais de 20 anos exerceu funções de consultor de gestão e perito independente do Ministério da Indústria e mais tarde Economia. Em 2013, integrou o Gabinete do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. É desde Janeiro de 2014 Administrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

JOSÉ TRIBOLET

Professor Catedrático IST e Presidente da Comissão Executiva do INESC

José Tribolet é professor catedrático de Sistemas de Informação do Departamento de Ciências da Computação e Engenharia do Departamento de Engenharia e de Gestão do Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica, Portugal. Investigador sénior do grupo de Sistemas de Informação no INESC-ID e promotor do centro de design organizacional e engenharia no INESC-INOV.

PEDRO AFONSO

CEO Axians Portugal e Board Member Vinci Energies

Pedro Afonso tem a seu cargo a liderança e a estratégia de desenvolvimento das operações Axians em Portugal, África, e em alguns mercados europeus - Comissão Europeia e Instituições Europeias e Internacionais. Integra o Board da VINCI Energies Portugal, e tem assento no Strategic Comittée South Europe da Axians. Faz ainda parte do Conselho Estratégico para a Economia Digital da Confederação Industrial Portuguesa. Com um percurso de quase 20 anos anos no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação, Pedro Afonso foi membro da Comissão Executiva da Novabase SGPS e Managing Director da Novabase Infrastructures and Managed Services. Liderou ainda a divisão de Digital TV do grupo onde foi responsável pela sua transformação, tanto em Portugal como a nível internacional, tendo também liderado o seu processo de fusão e aquisição. Foi administrador de várias empresas da Novabase, tendo iniciado a sua carreira na Octal, Engenharia de Sistemas. Antigo aluno do Colégio Militar, é licenciado em Engenharia Informática e de Computadores, com especialização em Sistemas Computacionais pelo Instituto Superior Técnico. Possui ainda um Advanced Management Program pela Universidade Católica Portuguesa e formação em Entrepreneurship for Venture Capital e Design Thinking pela Universidade de Stanford, Califórnia.

ROGÉRIO CARAPUÇA

Presidente da APDC

É Presidente da APDC desde Janeiro de 2013 e é administrador de várias empresas do grupo Novabase. O seu percurso profissional esteve desde sempre ligado às Tecnologias de Informação e Comunicação. Foi assistente e professor do IST entre 1981 e 1994. Na Novabase, foi administrador desde 1994, Presidente do Conselho de Administração entre 1998 e 2015, tendo entre 1998 e 2009 acumulado funções de Presidente do CA e CEO. Com Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, Mestrado e Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo IST, desenvolveu ainda a atividade de investigador do INESC (1984/94), onde foi responsável pelo Grupo de Sistemas de Informação. Atualmente é ainda Membro do Conselho de Faculdade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Membro do “Management Committee” do Programa CMU/ Portugal, Membro da Ordem dos Engenheiros, da Academia de Engenharia e do Instituto Português de Corporate Governance. Foi condecorado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, como Grande Oficial da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, na classe de mérito Industrial, em Fevereiro de 2006.

ROGÉRIO CAMPOS HENRIQUES

Vice-Presidente da Comissão Executiva - Fidelidade

Rogério Campos Henriques é atualmente Vice-Presidente da Comissão Executiva da Fidelidade, seguradora líder nos ramos Vida e Não Vida em Portugal e Presidente Executivo da Multicare – Seguros de Saúde. No grupo Fidelidade, tem como responsabilidades as áreas de Sistemas de Informação, Advanced Analytics, os Recursos Humanos, o Procurement e Logística, o Planeamento e Controlo bem como a área de Seguros de Saúde. Está no Grupo Fidelidade desde 2008, inicialmente com as áreas de SI e como Administrador da Multicare, a seguradora de saúde do Grupo. Durante este período, foi responsável pela implementação do novo Plano Estratégico de SI e liderou o turnaround e a reestruturação organizacional da Direção de Sistemas de Informação do Grupo. Faz também parte do Advisory Board da CIONET em Portugal e do IDC CIO Council, tendo sido responsável, entre 2014 e 2016, na Associação Portuguesa de Seguradores (APS) pela coordenação da Comissão Técnica "Segurnet" - a plataforma de SI da APS que presta serviços às seguradoras portuguesas. Antes de ingressar na Fidelidade, trabalhou durante vários anos (1994-2002) na consultora The Boston Consulting Group em Portugal e Espanha, como gerente sénior nas práticas de Telecomunicações e Serviços Financeiros e mais tarde no Grupo Portugal Telecom (2003-2008), sendo responsável pelas áreas de Estratégia e Business Development e posteriormente Chief Marketing Officer para as Operações Africanas do Grupo PT. É formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e possui um MBA pelo INSEAD.

RUI PEREIRA

Co-Founder VP Digital Transformation, Outsystems

Atualmente, as funções do Rui na OutSystems passam por colaborar com executivos dos maiores Clientes da OutSystems do mundo, nomeadamente nos seus programas de transformação digital. O seu trabalho está maioritariamente focado na criação das condições de sucesso ao nível da tecnologia, reorganização, pessoas e processos que impactam os negócios através de novas experiências com os consumidores e na optimização de processos digitais. Como fundador da OutSystems, o Rui teve vários cargos de liderança na OutSystems, nomeadamente nas áreas comercial, customer success, serviços cloud e serviços profissionais em diversas regiões de expansão da OutSystems. Antes de se juntar à OutSystems, foundou a WeDo Consulting, líder global em revenue assurance software. Antes da WeDo Consulting, o Rui esteve na Oracle quer em Portugal como na Califórnia onde esteve durante 4 anos. Licenciado em Engenharia Informática e mestrado em marketing.