Comités Técnicos – Jovens Agricultores/Novas Empresas

Joaquim Macedo

Nasceu em 1978 e é natural de Braga. Reside em Coimbra, é casado e pai de 4 filhos.
Atualmente é Diretor Executivo do HIESE Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos, incubadora focada no empreendedorismo e inovação em meio rural, que resulta de uma parceria entre a IPN Incubadora e o Município de Penela. É também Professor de Empreendedorismo e Gestão no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Foi ainda cofundador de diversas empresas ligadas ao setor alimentar (tecnologias, agricultura e aquacultura).
Formou-se em Biologia (ramo científico) (2000) e obteve o Mestrado em Ecologia (2003), na Universidade de Coimbra. Em 2008, defendeu a sua tese de doutoramento em Biologia, com uma dissertação desenvolvida entre a Universidade de Aveiro e o Instituto Espanhol de Investigação Agrária e Alimentar. Entre 2011/2012, participou no Curso Avançado de Gestão para Executivos da Universidade de Aveiro, e fez o General Management Program da AESE Business School na edição 2017/2018.
Toda a sua especialização científica foi dedicada à inovação para a gestão dos recursos naturais, em particular, na compatibilização das atividades económicas com a proteção dos ecossistemas, nas áreas da cinegética, recursos hídricos e agricultura.
Foi Investigador Auxiliar da Universidade de Aveiro entre 2009 e 2014, desenvolvendo a sua atividade na gestão da inovação da economia do mar, tendo organizado e sido orador convidado em vários eventos nacionais e internacionais, incluindo no TEDxAveiro. Foi membro da Direção da primeira edição do ”GAEM – Gestão Avançada da Economia do Mar”, organizado pela AESE Business School, sendo atualmente membro do Conselho Consultivo do programa. Em 2014 foi coorganizador de um dos maiores eventos internacionais da economia do mar, o BioMarine Business Convention. Destaca-se também a sua participação no grupo de trabalho que, em 2009, desenvolveu a estratégia, organizou o plano de ação e negociou a criação do Cluster português do Conhecimento e da Economia do Mar, com um orçamento global de 120 milhões €.

Tina Sequeira

Atualmente é Diretora de Área de Santarém, na Direção de Particulares, Negócios e Premier Sul e Ilhas do BPI, tendo já acompanhado as áreas de Lisboa e Oeste. Anteriormente desempenhou funções de Gerência no BPI (2000 – 2005) e Funções de Gestora de Particulares e Gestora de Empresários e Negócios, também no BPI (1998 – 2000). Licenciou-se em Economia pela Universidade Lusíada (1998).

Martim Guedes

Martim Andresen Guedes é actualmente Presidente da Mesa da A.G. ANJE – Associação nacional de Jovens Empresários e Administrador (desde Abril de 2009) da Avelada S.A. É Gerente Queijaria da Aveleda, Administrador Quinta Vale D. Maria Vinhos, Chairman Primedrinks – Comércio de Bebidas Alcoólicas e Produtos Alimentares, Co-Gerant G.A.P.P. Le Portugal des Saveurs (França), Board Member Aveleda Inc. (USA), Presidente do Conselho Fiscal ACIBEV Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, Vice-Presidente ViniPortugal, Sócio e Presidente da Mesa da A.G. INDAGROP, Indústria Agro Portuguesa e Sócio e Gerente. RI-TE Radiation Imaging Technologies. Foi também director de marketing (de Junho de 2008 a Abril de 2009) e responsável pela Análise do consumidor (de Abril de 2007 a Junho de 2008) da Avelada S.A. De Fevereiro de 2002 a Março de 2006 foi Responsável pela equipa de gestão de fundos de pensões e de terceiros e Gestor de Carteira do BPI Fundos. De Janeiro de 2000 a Fevereiro de 2002 foi Consultor Financeiro na Rede do Investidor no Central Banco de Investimento.

Maria João Frade Correia

Engenheira Agrónoma do Instituto Superior de Agronomia. Fez a admissão à Ordem dos Engenheiros em 2007, tendo ganho o prémio de melhor estágio do Colégio de Agronomia. Começou por trabalhar no acompanhamento de sistemas de segurança alimentar em adegas e lagares, tendo como principal objectivo o melhoramento da qualidade dos produtos e procedimentos internos. Durante dez anos trabalhou como consultora em gestão agrícola, onde acompanhou agricultores em todo o território nacional e em diferentes sectores agrícolas e agro-industriais, com o objectivo de fazer crescer as empresas de uma forma sustentável. Actualmente é business developer na Agroop sendo responsável pela expansão do negócio em Portugal e nos países de língua inglesa. O principal objectivo é ajudar as empresas a encontrar caminhos que permitam o desenvolvimento e crescimento sustentável e de forma inovadora.