Comités Técnicos – Empresas/ENI

João Patrício

Nasceu em Lisboa mas cresceu em Paris. Estudou no Liceu Francês, licenciou-se em Economia pela Nova Business School, e tirou um MBA em Darden Universidade de Virgínia (EUA). Conta com 20 anos de experiencia profissional em consultoria estratégica e no setor financeiro, tendo passado no Banco BPI pelas áreas de Corporate Finance, Project Finance e Banca Empresas. É atualmente Diretor Coordenador de Empresas Lisboa e Sul. Acompanha de perto os setores da Agricultura e da Economia do Mar.

João Rebelo

Prof. Catedrático em Economia (Microeconomia e Métodos Quantitativos): Professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), desde 1983. O setor agrário, em especial o setor vitivinícola, tem-lhe merecido especial atenção, incluindo um elevado número de publicações em revistas científicas internacionais.

José Mateus Ginó

Até recentemente Consultor para a Inovação do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Engenharia Mecânica, Doutorado na área da Modelação Físico-matemática de Escoamentos Geofísicos, e possui ainda um MBA pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Antes de assumir funções em Belém foi responsável de Desenvolvimento Comercial e de Market Intelligence no grupo SONAE, e posteriormente das áreas de Qualidade de Serviço e Marketing Estratégico do então Grupo Banco Espírito Santo. É também docente na Universidade Católica e Universidade Europeia para as áreas do Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização, tendo lecionado durante uma década no Instituto Superior Técnico.
No âmbito das suas funções como Consultor para a Inovação, manteve um contacto direto com a realidade empresarial portuguesa, e acompanhou de forma permanente a atividade da COTEC ao longo dos últimos 10 anos.

Paula Castro

Paula Castro é actualmente Diretora-Adjunta para o Ensino e Garantia de Qualidade da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (ESB) – Porto. Doutorada em Engenharia Bioquímica pela University College London (1994), iniciou a sua formação superior na Universidade Católica Portuguesa, tendo-se licenciado em Engenharia Alimentar (1989). É Professora Catedrática na Escola Superior de Biotecnologia, onde é membro da Direção, e coordena a formação de 1º ciclo e a licenciatura em Bioengenharia. Os seus interesses de investigação incidem na biotecnologia ambiental cruzando diferentes áreas, desde a agroalimentar à saúde e bem-estar, em temáticas como a biodegradação de poluentes, tecnologias de tratamento e valorização de águas residuais e subprodutos, fitorremediação, e desenvolvimento de bioinóculos para o sector agrícola e florestal.