ALBERTO CASTRO

Professor da Universidade Católica do Porto

Nasceu em Braga em 1952. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Doutorado pela Universidade da Carolina do Sul. As suas áreas de especialização são economia industrial, economia e estratégia empresarial e internacionalização. Professor na Faculdade de Economia e Gestão da UCP, onde dirige o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada. Chairman da Instituição Financeira de Desenvolvimento.Presidente dos Conselhos Fiscais da Mota-Engil e Unicer. Administrador Não-Executivo da Mystic Invest, S.A. Membro do Investment Committee da Portuguese Venture Capital Initiative. Provedor do Cliente do Porto de Leixões. Membro da Direcção da Associação Comercial do Porto. Presidente do Conselho Fiscal da Cruz Vermelha Portuguesa.

FILIPE DE BOTTON

CEO, Logoplaste

Nascido em 1958 e pai de 3 filhos , Filipe de Botton licenciou-se em Gestão de Empresas pela "Universidade Católica Portuguesa”. Entre 1980 e 1992, representou, em Portugal, os seguintes bancos: Crédit du Nord (França), Banc de Sabadell (Espanha), Banque Bruxelles Lambert (Bélgica) e Bayerische Hipotheken und Weschell Bank (Alemanha). Entre 1985 e 1990, Filipe de Botton foi fundador e membro da Administração da Interfinança, um banco privado vendido ao Millennium BCP, e, entre 1990 e 1991, foi fundador e membro da Administração da Fonsecas & Burnay, Sociedade Gestora de Património, hoje integrada no grupo BPI. Fundou, em 1976, a Logoplaste com seu pai, passando a CEO em 1991. É sócio fundador da Norfin e da Invesfin, das quais é Administrador. Filipe de Botton está também envolvido como accionista e Administrador no sector da hotelaria e resorts ( hoteis no Brasil e em Portugal ), negócio de gelados (Santini), bem como da produção de vinho em Portugal ( Logowines ). Empresário do Ano de 2004 pelo Congresso Internacional de Empreendedorismo e Venture Capital, recebeu o prémio "Personalidade de Marketing Industrial 2004” e eleito em 2014 um dos 4 melhores “Empresários/Gestores Pioneiros de Portugal” pela revista “Exame”. Presidente do Conselho Diáspora Portuguesa, Conselheiro do Comércio Exterior de França, e Membro do Conselho de Administração REN - Redes Eléctricas Nacionais. É igualmente Presidente da Comissão Executiva do CADin. Foi Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Universidade Católica Portuguesa de 1989 a 2001, administrador do Hotel da Lapa de 1990 a 1994 e membro da Direcção do Sporting Clube de Portugal entre 2006 e 2009.

GONÇALO LOBO XAVIER

Vice-Presidente, Comité Económico e Social Europeu

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho, fez uma especialização em Internet Marketing na UWF –University of West Florida e fez o International Summer Course no Mikkeli Polytechnic em Mikkeli na Finlândia onde viveu e trabalhou em 2001. Desde Janeiro de 2013 que é Board Advisor na AIMMAP – Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal. Desde Novembro de 2011 que é membro indicado pela CIP para o Comité Económico e Social Europeu, órgão consultivo da EU, tendo sido eleito em Outubro de 2015 Vice-Presidente desta instituição com o pelouro da Comunicação. É, desde Fevereiro de 2014, Delegado Nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, no âmbito do HORION 2020, colaborando com a FCT e com o GPPQ na promoção das oportunidades do maior programa de inovação do mundo e onde Portugal e as empresas portuguesas podem e devem participar mais. Foi Director Executivo durante 12 anos da Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (RECET), Presidente do Conselho Fiscal da CIP (2009/2010), Vice-Presidente do Conselho Fiscal da CIP no período 2011/2012. É Vice-Presidente do Conselho Fiscal da PRODUTECH –Polo das Tecnologias de Produção e está envolvido em vários organismos de intervenção na sociedade civil, é também o coordenador do núcleo de Coimbra da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores.