ALBERTO CASTRO

Professor da Universidade Católica do Porto

Nasceu em Braga em 1952. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Doutorado pela Universidade da Carolina do Sul. As suas áreas de especialização são economia industrial, economia e estratégia empresarial e internacionalização. Professor na Faculdade de Economia e Gestão da UCP, onde dirige o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada. Chairman da Instituição Financeira de Desenvolvimento.Presidente dos Conselhos Fiscais da Mota-Engil e Unicer. Administrador Não-Executivo da Mystic Invest, S.A. Membro do Investment Committee da Portuguese Venture Capital Initiative. Provedor do Cliente do Porto de Leixões. Membro da Direcção da Associação Comercial do Porto. Presidente do Conselho Fiscal da Cruz Vermelha Portuguesa.

GONÇALO LOBO XAVIER

Vice-Presidente, Comité Económico e Social Europeu

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho, fez uma especialização em Internet Marketing na UWF –University of West Florida e fez o International Summer Course no Mikkeli Polytechnic em Mikkeli na Finlândia onde viveu e trabalhou em 2001. Desde Janeiro de 2013 que é Board Advisor na AIMMAP – Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal. Desde Novembro de 2011 que é membro indicado pela CIP para o Comité Económico e Social Europeu, órgão consultivo da EU, tendo sido eleito em Outubro de 2015 Vice-Presidente desta instituição com o pelouro da Comunicação. É, desde Fevereiro de 2014, Delegado Nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, no âmbito do HORION 2020, colaborando com a FCT e com o GPPQ na promoção das oportunidades do maior programa de inovação do mundo e onde Portugal e as empresas portuguesas podem e devem participar mais. Foi Director Executivo durante 12 anos da Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (RECET), Presidente do Conselho Fiscal da CIP (2009/2010), Vice-Presidente do Conselho Fiscal da CIP no período 2011/2012. É Vice-Presidente do Conselho Fiscal da PRODUTECH –Polo das Tecnologias de Produção e está envolvido em vários organismos de intervenção na sociedade civil, é também o coordenador do núcleo de Coimbra da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores.

LUÍS PALHA DA SILVA

Presidente do Conselho de Administração e Administrador Delegado, PHAROL, SGPS, SA

Nasceu em Braga em 1956. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e com um Advanced Management Program pela University of Pennsylvania - Wharton School of Economics. É Presidente do Conselho de Administração e Administrador Delegado da PHAROL, SGPS, SA. Administrador não executivo da Nutrinveste. Presidente do Conselho Consultivo da EPIS- Empresários Pela Inclusão Social. Presidente do Conselho Fiscal do Fórum para a Competitividade. Foi Administrador não executivo e Membro da Comissão de Auditoria da NYSE Euronext, em NY (2012-2013)e Presidente da Associação das Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM) – 2010-2013;