Oradores Cerimónia Final

Oradores

LUÍS CAPOULAS SANTOS

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

nasceu em Montemor-o-Novo, em 1951. Estudou na área de Sociologia, tendo completado a licenciatura na Escola Superior de Estudos Sociais e Económicos de Évora.   Entre 1977 e 1991 desempenhou funções técnicas e dirigentes no Ministério da Agricultura. Em 1991 dedicou-se à atividade parlamentar, após ter sido eleito deputado pelo Círculo Eleitoral de Évora.   Voltou a ser eleito em 1995, mas foi chamado a exercer funções de Secretário de Estado Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural até 1998, ano em que assumiu a pasta como Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, até 2002. Em 2002 foi reeleito deputado à Assembleia da República.   Em 2004 foi eleito para o Parlamento Europeu, onde, ao longo de 10 anos, exerceu as funções de porta-voz para os Assuntos Agrícolas do Grupo dos Socialistas e Democratas Europeus e de Vice-Presidente da EuroLat (Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana). Luís Capoulas Santos foi também o Relator do Parlamento europeu para as Reformas da Política Agrícola Comum (PAC) de 2008 e de 2013.   Esta dedicação à Agricultura foi reconhecida pela Presidência da República, que lhe atribuiu, em 2006, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, Agrícola, Comercial e Industrial, classe do Mérito Agrícola, e da República Francesa, que, em 2008, o homenageou e lhe atribuiu o título de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola.

DR SADANANDAN NAMBIAR AO

Hon. Fellow, CSIRO Forest Ecosystem Science Group

Sadanandan Nambiar é um hon. Fellow em CSIRO, Austrália. Foi cientista-chefe de pesquisa e diretor de ciências da antiga CSIRO Forestry and Forest Products, na Austrália. As suas contribuições incluem (i) liderar pesquisas que promovam uma gestão florestal sustentável, especialmente em florestas plantadas para desenvolvimento económico e benefícios à comunidade, e desenvolvimento de políticas baseadas na ciência na Austrália, (ii) apoio à ciência florestal e aplicação em vários países temperados e tropicais com extensa rede na Ásia e na América do Sul (iii) fomentação de importantes colaborações nacionais e internacionais, fortalecendo instituições públicas e privadas, e (iv) orientação de jovens cientistas. Publicou vários artigos em revistas internacionais, é co-autor de livros, editou artigos importantes e preparou grandes reportagens ligando a ciência e a política. Está ativamente envolvido na promoção da silvicultura para o desenvolvimento económico rural e o alívio da pobreza na Ásia. Os prémios de Sadanandan incluem: A prestigiosa medalha N W Jolly do Institute of Foresters of Australia; IUFRO Host Scientific Award (2005) como um “cientista preeminente na Austrália em tempos contemporâneos”; Ilustre Cientista (EUA); Medal of Excellence da Commonwealth Forestry Association (Reino Unido / Austrália) para serviços na Austrália e Ásia-Pacífico; Medalha do Vietnã para contribuição ao desenvolvimento rural. Em 2014, ele recebeu a alta honra nacional australiana: Oficial da Ordem da Austrália - AO.

ANA CLÁUDIA COELHO

Directora, Responsável pela Área de Serviços de Sustentabilidade, PwC

Atualmente desempenha funções como Diretora da linha de serviços Assurance – Sustainable Business Services da PwC em Portugal. Tem participado e coordenado projetos de sustentabilidade e ambiente, nas áreas estratégicas, de envolvimento com Stakeholders, da avaliação do desempenho, do relato e do assurance de informação de sustentabilidade, entre outros. É licenciada em Engenharia do Ambiente pelo IST, com uma pós-graduação em Sistemas de Gestão Ambiental e Programa de Direção de Empresas da AESE.

Diogo da Silveira

Presidente, CELPA

É actualmente Presidente Executivo da The Navigator Company, líder europeu e quinto maior do mundo na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos. A Companhia é igualmente líder europeu na produção de pasta branqueada de eucalipto e quinto maior do mundo. Diogo da Silveira tem uma licenciatura em Engenharia da École Centrale de Lille, em França, foi research scholar na Berkely UC e completou o MBA no Insead. Iniciou a sua carreira profissional numa grande empresa Japonesa, foi Sócio da Mckinsey & Co e teve assento em vários Conselhos de Administração de empresas líderes portuguesas (Retalho, Telecoms, Seguros, Papel e Pasta de Papel).