PARABÉNS AOS VENCEDORES DOS PRÉMIOS FLORESTA E SUSTENTABILIDADE!

OBRIGADO PELA SUA PARTICIPAÇÃO NA 1ª EDIÇÃO DO PRÉMIO FLORESTA E SUSTENTABILIDADE!
Encerradas as candidaturas no dia 31 de Dezembro de 2016, agradecemos a todos os que que aceitaram o nosso desafio e participaram nesta 1ª edição do Prémio Floresta e Sustentabilidade.
A Cerimónia de Entrega de Prémios realizou-se no dia 24 de Março de 2017, com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.
O Prémio Floresta e Sustentabilidade tem periodicidade bienal e o seu objetivo é reconhecer e distinguir projetos sustentáveis e inovadores na área dos recursos florestais.
As categorias a concurso são as seguintes:
» Sustentabilidade Florestal
» Boas Práticas de Silvicultura
» Associativismo
» Projetos de I&D
As candidaturas são analisadas pela PwC e avaliadas por um júri reconhecido na área da floresta em Portugal.
O primeiro prémio de cada categoria tem o valor de 5 mil euros.
O Prémio Floresta e Sustentabilidade está pela primeira vez a ser promovido pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira, em parceria com o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, contando com o apoio técnico da PwC e com o Patrocínio do Ministério da Agricultura.
Conheça aqui os Vencedores
ASSOCIATIVISMO
Vencedor
Abastena - Sociedade Abastecedora de Madeiras

Menção Honrosa
Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes

BOAS PRÁTICAS DE SILVICULTURA
Vencedor
Herdade da Sanguinheira de Codes

Menção Honrosa
Unimadeiras

PROJETOS I&D
Vencedor
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária

SUSTENTABILIDADE FLORESTAL
Vencedor
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária

CERIMÓNIA FINAL
ORADORES

CEO, The Navigator Company e Presidente, CELPA
É actualmente Presidente Executivo da The Navigator Company, líder europeu e quinto maior do mundo na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos. A Companhia é igualmente líder europeu na produção de pasta branqueada de eucalipto e quinto maior do mundo. Diogo da Silveira tem uma licenciatura em Engenharia da École Centrale de Lille, em França, foi research scholar na Berkely UC e completou o MBA no Insead. Iniciou a sua carreira profissional numa grande empresa Japonesa, foi Sócio da Mckinsey & Co e teve assento em vários Conselhos de Administração de empresas líderes portuguesas (Retalho, Telecoms, Seguros, Papel e Pasta de Papel).

Administradora, Sonae Indústria
Licenciada em Engenharia Química, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1971. Actualmente é administradora da SONAE Indústria. É ainda mandatária distrital, por Viana do Castelo, na candidatura do Dr. Mário Soares à Presidência da República, membro da Assembleia Municipal de Barcelos e dinamizadora do Projecto ELOS – Projecto de Voluntariado da Santa Casa de Misericórdia de Barcelos. Responsável pela Divisão Papel da Europac – Papeles y Cartones de Europa, SA, presidente do Conselho de Administração da Portucel Viana - Empresa Produtora de Papéis Industriais, SA, e vogal dos Conselhos de Administração de mais quatro empresas do Grupo Gescartão, tendo, também, sido, membro das Administrações de outras empresas do mesmo bloco empresarial. Em 1993, integrou o Conselho de Administração da Portucel Viana – Empresa Produtora de Papéis Industriais, SA.

CEO, Amorim Florestal
Licenciado em economia pela Faculdade Economia do Porto. Exerce actualmente a função de CEO da Amorim Florestal, SA. Desenvolveu toda a sua actividade profissional no Grupo Amorim desde 1991. Exercendo responsabilidades Financeiras em várias empresas do Universo da Corticeira Amorim, até ao ano de 2001. Assumindo, nessa data, a função de CEO da Unidade de Negócios de Aglomerados Compósitos, acumulando até 2015 funções de administrador em diversas empresas no Universo da Corticeira Amorim.
PROGRAMA
Recepção dos Convidados | 16H00
Abertura | 16H30
PAINEL DE DEBATE | Indústria Florestal Portuguesa: motor de desenvolvimento da economia nacional | 16H35
Intervenção Institucional | 17H40
Critérios de Avaliação das Candidaturas | 17H50
ENTREGA DOS PRÉMIOS | 18H00
Porto de Honra | 18H45
COBERTURA
2ª CONFERÊNCIA
ORADORES

É Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista, da Universidade de Trás os-Montes e Alto Douro (UTAD). É licenciado em Engenharia Florestal e em Arquitetura Paisagista pela UTAD. É doutorado pela Universidade de Kingston (Londres). Foi Técnico Superior da Divisão de Planeamento e Projetos Florestais, da ex-Delegação Florestal da Beira Litoral (atual ICNF). Desde 1994, é docente da UTAD. Entre 2012 e 2013 foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, Brasil, onde leccionou igualmente Engenharia Florestal, agora em contexto tropical. Foi Diretor do 1º Ciclo de Engª Florestal da UTAD entre 2009 e 2012. Tem concentrado a sua actividade de investigação na temática das alterações climáticas, da quantificação de carbono fixado por ecossistemas florestais, no estudo da importância dos ecossistemas florestais num contexto de alterações climáticas, no estudo e monitorização de florestas mistas em Portugal, entre outros.

Ordem de São Domingos, O.P.
Nasceu a 13 de Agosto de 1934, em Travassos. Entrou para o Noviciado na Ordem dos Pregadores (Dominicanos) em 1953. Estudou Filosofia e Teologia em Fátima, Salamanca, Roma e Toulouse. Como Assistente da Juventude da Igreja de Cristo Rei (Porto), em 1962 e 1963, foi responsável pela exposição, O mundo interroga o Concílio, que levantou grande celeuma no Porto e foi encerrada pela PIDE, no 1º de Maio de 1963. Desde 1965, dedica-se ao ensino e à investigação teológica: foi professor no Studium Sedes Sapientiae, no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET/Lisboa), no Instituto de Psicologia Aplicada, no Centro de Reflexão Cristã, na Escola de Educadoras de Infância – Maria Ulrich – e director do Instituto de S. Tomás de Aquino. Participou com D. Luís Pereira, Bispo da Igreja Lusitana, na primeira Conferência Ecuménica, em Portugal. Tomou parte em várias iniciativas de carácter cívico: no lançamento da publicação clandestina, Direito à Informação; pertenceu ao secretariado da Comissão Nacional de Socorro aos presos políticos, do Comité Português Pró-Amnistia Geral no Brasil; foi membro do Conselho Nacional de Imprensa. É membro do Fórum Abraâmico. A introdução que fez à Segunda Assembleia Livre de Cristãos de Lisboa (7 de Maio, 1974) e à Primeira Assembleia Livre de Cristãos do Porto (9 de Maio, 1974), assim como o texto, A Igreja e o 25 de Abril e a entrevista, A Igreja pode colaborar na Democratização, (Junho 1974) foram considerados, nos meios cristãos, textos de referência para uma Igreja livre num País livre. O Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, conferiu-lhe o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, a 25 de Abril de 2004. Foi-lhe atribuída a medalha de Ouro de Reconhecimento e Mérito, por despacho conjunto da Administração e da Reitoria da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de 19 de Janeiro de 2005. Foi agraciado, pela Assembleia da República, com o Prémio dos Direitos Humanos, juntamente com Dr. Levi Baptista, como membros da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, a 12 de Dezembro de 2010. Foi-lhe atribuído o Prémio Ângelo d’Almeida Ribeiro pela Comissão dos direitos Humanos da Ordem dos Advogados, a 12 de Dezembro de 2010. É ainda Membro Externo da Assembleia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Membro do Conselho de Ética e do Conselho Cultural do ISPA – Instituto Universitário; Membro da Academia Pedro Hispano, Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto. Defensor das causas da Natureza, na conferência desta iniciativa irá partilhar o que pode a Igreja fazer, a nível nacional e local, pela salvaguardar a natureza e a floresta.

Forestis (Associação Florestal de Portugal)
É Diretora Executiva da Forestis – Associação Florestal de Portugal, desde 2008, organização em que tem trabalhado, em diferentes funções, desde 1996. É Assessora da Direção do IDARN – Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte, desde 2008. É Membro Direção da Associação para Gestão Florestal Responsável-FSC Portugal, desde 2011. Tem integrado vários grupos de trabalho e órgãos consultivos, nomeadamente do Ministério da Agricultura, desde 1998. Foi Perita da Confederação Europeia dos Proprietários Florestais (CEPF) no Comité Consultivo Florestas e Cortiça da DG Agri da Comissão Europeia (2010-2014). Tem colaborado e coordenado diversos projetos nacionais e internacionais, nas áreas da cooperação, investigação e desenvolvimento, em áreas relacionadas com a inovação, economia, políticas florestais, certificação da gestão florestal sustentável, uso da biomassa florestal para fins energéticos ou prevenção de risco de incêndio. Internacionalmente, representa a Forestis na União dos Silvicultores do Sul da Europa (USSE) e na Confederação Europeia dos Produtores Florestais (CEPF). É licenciada em Engenharia Florestal, pela UTAD (1996) e possui um Executive MBA em Comercialização e Marketing pelo IEP (atual Católica Porto Business School, 1999).
PROGRAMA
Recepção dos Convidados | 09H00
Boas-Vindas | 09H30
Abertura Institucional | 09H40
PAINEL DE DEBATE | A Energização de Boas Práticas | 10H00
Coffee Break | 11H00
PAINEL DE DEBATE | Actividade Florestal: Impacto Social e Económico | 11H30
Sessão de Perguntas | 12H30
Almoço Ligeiro | 12H30
COBERTURA
1ª EDIÇÃO - 2016/2017
LANÇAMENTO
COBERTURA
1ª CONFERÊNCIA
ORADORES

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural
É licenciado em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia. É Presidente da Assembleia Municipal da Lousã desde 2009. Integrou os quadros do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas desde 2012. Foi Presidente da Autoridade Florestal Nacional entre 2010 e 2011. Foi Diretor Nacional de Bombeiros da Autoridade Nacional de Proteção Civil entre 2007 e 2010. Foi Vice-presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil entre 2005 e 2006. Foi Subdiretor Geral da Direção Geral das Florestas em 2006. Foi Assessor do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas entre 2005 e 2006. Foi Diretor Nacional Adjunto da Autoridade Nacional para os Incêndios Florestais em 2005. Foi Subdiretor Regional de Agricultura da Beira Litoral entre 1999 e 2002. Foi Subdiretor Geral da Direção Geral das Florestas entre 1996 e 1998. Foi nomeado responsável pela Administração Florestal da Lousã em 1981. Iniciou funções na Direção Geral de Ordenamento e Gestão Florestal em 1979.

Aldeia do Mato ZIF, Gestiverde
Nascido em Lisboa a 23 de dezembro de 1979, é licenciado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. Acumula 12 anos de experiência profissional como técnico florestal. Iniciou a sua carreira na Logística Florestal, S.A. e é nos últimos 5 anos e meio quadro na Gestiverde - Gestão Rural Lda., entidade gestora da ZIF Aldeia do Mato. Promove em conjunto com proprietários rurais a constituição de 2 novas ZIF na região do Médio Tejo.

Director Geral, CELPA - Associação da Indústria Papeleira
Atualmente é Director Geral da CELPA , Associação da Indústria Papeleira, desde 2016. Foi Director Fabril do Complexo Industrial da Figueira da Foz / Grupo Portucel Soporcel e membro da Direcção do RAÍZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel. Ocupou também o cargo de director de produção da Inapa e da Soporcel, SA e de Director do Departamento Electrónica Naval (J.V. Gellweiller – representante Krupp Electronik – RFA). O seu percurso passou também pelo ensino. Foi professor assistente do departamento de Física do Instituto Superior Técnico (IST), professor assistente de Física Geral – Curso de Arquitectura (ESBAL) e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Matemática Aplicada e Electrotecnia.

Quercus

Instituto Superior de Agronomia
Atualmente Professor auxiliar do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde leciona, desde 1987. Sócio fundador da AGROGES, Sociedade de Estudos e Projetos, que iniciou a sua atividade em 1989. Entre muitas outras funções, destaca-se o desempenho do cargo de Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural do XIX Governo Constitucional. Representante pessoal da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território do XIX Governo Constitucional no Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia. Assessor do gabinete da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território do XIX Governo Constitucional. Membro do Conselho de Administração da Agromais Plus, cargo que retomou após cessar as funções governativas. Diretor Agrícola da DAI – Sociedade de Desenvolvimento Agroindustrial (1999-2002). Licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia da UTL (hoje Universidade de Lisboa) em 1987. Pós-graduado em Ciências Empresariais, pelo ISCTE, em 1990. Doutorado em Agronomia, pelo Instituto Superior de Agronomia da então UTL, em 1998.

Câmara Municipal de Mortágua

Escola Superior Agrária de Coimbra
Professor Adjunto do Departamento de Recursos Florestais da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, onde leciona, desde 1990. Entre várias funções, destacam-se o desempenho do cargo de Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra entre 2010 e 2014, no âmbito do Colégio florestal (Regional e Nacional) da Ordem dos Engenheiros, de coordenação de cursos na área florestal, de bacharelato, de mestrado e mais recentemente do CTeSP em Defesa da Floresta. Para além destas funções mantem uma ligação continuada ao movimento associativo através da participação na direção de uma OPF. Formador nas áreas dos Sistemas de Informação Geográfica, da Deteção remota e do Inventário florestal. Consultor em diversos estudos e projetos com uma colaboração frequente com empresas/entidades da área florestal. Licenciado em Engenharia Florestal, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1990. Mestre em Environmental Remote Sensing pela Universidade de Aberdeen - Escócia, em 1995. Doutorado em Ciências Aplicadas ao Ambiente, pela Universidade de Aveiro, em 2005.

Associação do Baixo Vouga

Produtor Florestal
Engenheiro Agrónomo, ramo de Economia e Sociologia Rural, pelo Instituto Superior de Agronomia Gerente de uma exploração familiar agro-silvo-pastoril, onde predomina o montado de sobro, desde 1988; Membro da equipa técnica que elaborou o relatório do Programa de Desenvolvimento Agrário Regional (P.D.A.R.) do Baixo Sorraia, como técnico da Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, F.C.R.L. (FENACAM) e responsável pela elaboração dos estudos “Pecuária” e “Floresta” (1991-1993); Director executivo da Associação de Produtores Florestais de Coruche de Março de 1992 a Março de 1995, e Presidente da Direcção da mesma associação desde Março de 1995 a Dezembro de 2007; Administrador da EQUIPAR, S.G.P.S., S.A., sociedade de participações sociais em industrias de cortiça, desde 1996 a 2005;

Sócio-Gerente, Leitão & Cavaleiro, Lda
Sócio-gerente há 22 anos da Empresa Leitão & Cavaleiro, Lda, que se dedica essencialmente `realização de trabalhos silvícolas atuando em mais de 5000 hectares ano, principalmente em manutenção florestal, plantações, combate ao gorgulho do eucalipto e inventário, etc. Durante o período de verão dedica-se quase exclusivamente ao combate a incêndios florestais (temos 6 brigadas terrestres de combate a incêndios, 4 ligeiras e 2 semipesados além da chefia das três brigadas helitransportadas da Afocelca. Durante o verão além da gerência da empresa acumulo o cargo de chefe de uma das equipas helitransportada de combate a incêndios florestais sediada na zona norte.