André Veríssimo

Diretor, Jornal de Negócios
André Veríssimo, jornalista, 41 anos, é director do Jornal de Negócios desde Novembro de 2017. Jornalista há 18 anos, André Veríssimo, faz parte da direcção do Jornal de Negócios há mais de três anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira, em 1999, na revista Focus, onde foi jornalista de Internacional e Economia. Saiu em 2003 para o Semanário Económico, onde foi coordenador da secção de Mercados e editor de Empresas. Entrou para o Jornal de Negócios no início de 2006, como editor de Mercados. Faz parte da direcção do jornal desde o final de 2013, primeiro como director-adjunto e depois como subdirector. No âmbito da sua actividade, André Veríssimo recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa. Católica Portuguesa.

António Costa Silva

Diogo Serras Lopes

Secretário de Estado da Saúde
Diogo Serras Lopes nasceu em Lisboa, em 1975. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, frequentou o mestrado em Ciência Política no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa. É também, desde 2005, CFA Charterholder (CFA Institute). Tendo iniciado, em 1998, a sua carreira profissional como jornalista na revista Economia Pura, trabalhou entre 1999 e 2014 em diversas funções, incluindo de direção, na área de gestão de ativos em instituições como a MC Fundos, a Santander Asset Management e o Banco Best. Entre maio de 2014 e novembro de 2015, foi técnico superior do Departamento Internacional e de Política Regulatória da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Entre dezembro de 2015 e agosto de 2017 desempenhou funções como adjunto no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro do XXI Governo Constitucional. Entre agosto de 2017 e abril de 2019 foi designado assessor para as questões económicas no Gabinete do Primeiro-Ministro do XXI Governo Constitucional. Em abril de 2019, foi nomeado para o cargo de vice-presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P..

Francisco Del Val

Diretor-Geral, Sanofi Portugal
Em 2018, Francisco del Val chega a Portugal como General Manager da Unidade de Negócios da Sanofi Genzyme (Doenças Raras, Esclerose Múltipla , Onco-Hematologia e Imunologia), posição que acumula com a de General Manager da Sanofi Portugal , representando institucionalmente a companhia no país. Francisco Del Val entrou para a Sanofi há 21 anos e desde então tem ocupado diversas posições na área do Acesso ao Mercado e Regulamentar. Mais recentemente foi responsável por liderar a área de Doenças Raras na Sanofi ao nível da Ibéria. Francisco del Val é licenciado em Farmácia pela Universidade de Alcalá de Henares, Madrid, possuindo, entre outros títulos académicos um MBA pelo Instituto de Empresa em Madrid. “Em total alinhamento com o Prémio Saúde Sustentável uma das minhas prioridades é estabelecer e reforçar parcerias que reflictam o nosso empenho e compromisso para com a sociedade e a sustentabilidade do nosso sistema nacional de saúde”. Católica Portuguesa.

João Almeida Lopes

Presidente, APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica

José Luís Biscaia

Médico de Família, Diretor Executivo AceS BM
Licenciado em Medicina, com a especialidade de Medicina Geral e Familiar, com grau de Consultor e categoria de Assistente Graduado Sénior, exerce clínica na USF S Julião, ACeS Baixo Mondego, ARS Centro. Assistente Convidado da cadeira Medicina Geral e Familiar da FMUC (1991-2007). Coordenador Pedagógico, Preletor e Orientador no 1º e 2º Programas de Formação de Clínica Geral (1986-87). Orientador de Formação de Internos de Medicina Geral e Familiar desde 1993. Formador nas áreas de Governação Clínica e de Saúde Organização e Gestão em Serviços de Saúde, Garantia de Qualidade e Investigação, entre outras. Diretor do Centro de Saúde de Celas em Coimbra (1990-1992). Responsável nacional pelo Projeto de Cooperação de Ajuda de Emergência de Portugal a nível dos CSP, para Moçambique (1993). Membro da Comissão Nacional para a Humanização e Qualidade dos Serviços de Saúde (1996/97). Sub-Diretor Geral da Saúde (1997-1999). Membro fundador e investigador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Integrou o Grupo Técnico para a Reforma dos CSP (2005). Coordenador da USF S Julião (2007-2014). Membro do Grupo Consultivo para a Reforma dos CSP (2008/10). Fundador e membro da 1ª direção da Fundação para a Saúde – SNS. Coordenador Nacional do projeto BI USF (2013/16). Integrou a Equipa de apoio ao Coordenador da área dos CSP da Coordenação da Reforma do SNS, de 2016 a 2019. Coordenador do Grupo Técnico Nacional para a Governação Clínica e de Saúde nos Cuidados Saúde Primários (2017-2019). Ordem dos Médicos – Eleito para a Direção do Conselho Regional Centro (87/89; 92/95; 96/99) e membro Consultivo (1990/92). Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – Eleito para a Direção Nacional (90/92) e Vice¬Presidente (2005/09). Associação Nacional das USF – Eleito para a Direção Nacional (2015/18). Associação Portuguesa para a Qualidade – Membro desde 1989, integrou o Núcleo Dinamizador da Qualidade em Serviços de Saúde. Sociedade Portuguesa de Senologia – Eleito para a Direção (92/94). Membro fundador da ADSO – Associação de Docentes e Orientadores de Medicina Geral e Familiar (2001). Membro efetivo da NLG¬EURACT – European Academy of Teachers in General Practice. Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos em 2010.

José Mendes Ribeiro

Economista, ISEG
José Mendes Ribeiro, Economista (ISEG), foi Presidente da Unidade de Missão responsável pela empresarialização dos hospitais portugueses (2002-2004), coordenou o Grupo Técnico da Reforma Hospitalar (Ministério da Saúde, 2012) e o Grupo Técnico responsável pela “Iniciativa para a Informação na Saúde” (Ministério da Saúde, 2014). Membro do Conselho Estratégico do Centro Clínico Académico de Coimbra e do Conselho Consultivo da FCSH/Universidade da Beira Interior. Integrou o Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Administrador do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, do Grupo Português de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e Responsável pela área de Healthcare da Accenture Portugal. Fundador da CROSS e da Walk in Clinics Portugal. Tem colaborado regularmente em programas de Post-Graduação da Faculdade de Medicina de Lisboa, FCEE da Universidade Católica e ISEG. É autor do livro “Saúde: a liberdade de escolher” (Gradiva, Lisboa, 2009).

Maria de Belém Roseira

Membro do Júri
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1972, Advogada e Jurista, desde cedo enveredou por uma carreira profissional no âmbito dos Assuntos Sociais. Desempenhou inúmeros cargos ao longo de mais de três décadas, tendo a última delas sido dedicada à atividade política, como Ministra da Saúde, Ministra para a Igualdade e Deputada em várias Legislaturas. Foi Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, tendo desenvolvido uma intensa intervenção que passou por ser proponente de várias iniciativas importantes que marcam o progresso do País, como a Lei da Paridade e a Lei da Procriação Medicamente Assistida ou, ainda, a Lei que permite a aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, a descendentes de judeus sefarditas expulsos na sequência da instauração da Inquisição em Portugal, foi Presidente da Comissão de Inquérito sobre a situação que levou à nacionalização do Banco Português de Negócios e sobre a supervisão bancária inerente, Presidente da Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial de Saúde e Presidente do Partido Socialista. Desenvolve uma ação intensa no domínio do voluntariado, como membro de órgãos de direção de várias instituições não lucrativas da área da Economia Social, integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra e é membro da Assembleia de Representantes de várias Faculdades, bem como de vários Júris nacionais e internacionais, é membro do Conselho das Antigas Ordens Militares, tem sido Conferencista no país e no estrangeiro, docente colaboradora de instituições universitárias, prefaciadora e co-autora de várias publicações e autora de múltiplos artigos de opinião na imprensa escrita. Para além de variadíssimos prémios e distinções, foi-lhe atribuída pelo Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem de Cristo em reconhecimento da sua carreira.

Sofia Crisóstomo

Co-Coordenadora, MAIS PARTICIPAÇÃO Melhor Saúde
Co-coordenadora do projeto MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde e, atualmente, gestora da iniciativa Lisboa, Cidade Sem Sida. Membro do GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos, APC – Associação Portuguesa de Celíacos e EPI – Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia. Membro do Conselho Nacional de Saúde entre mai/2017 e jul/2020. Farmacêutica (FFUL), mestre em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais (ISCTE-IUL), com uma dissertação sobre o envolvimento das pessoas que vivem com VIH/Sida nas políticas públicas de saúde. Doutoranda em Políticas Públicas (ISCTE-IUL), dedicando-se à análise do financiamento público de medicamentos e da participação dos cidadãos. Experiência profissional na indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, assessoria política e consultoria para o envolvimento do público e das pessoas que (con)vivem com doença.

Tiago Barroso

CEO, everis Portugal
LinkedIn