ADALBERTO CAMPOS FERNANDES

Professor, Escola Nacional de Saúde Pública

Adalberto Campos Fernandes é Doutorado em Administração da Saúde, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública, Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018). Foi Presidente da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde, Hospital de Cascais. Foi Presidente do Hospital de Santa Maria, EPE, do Hospital Pulido Valente, EPE e do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE.

ANDRÉ DE ARAGÃO AZEVEDO

Secretária de Estado Adjunta e da Saúde

André de Aragão Azevedo nasceu em Lisboa, em 1972. Licenciou-se em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, em 1995. Foi chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde de 2008 a 2011. Foi Diretor Executivo de Tecnologia da Microsoft Portugal, desde 2017, tendo ingressado nessa empresa em 2012. Foi assessor parlamentar das Comissões de Assuntos Constitucionais, Negócios Estrangeiros e de Ética da Assembleia da República, entre 2005 e 2008. Foi advogado e assessor jurídico entre 1995 e 2005, em Macau.

ANDRÉ VERÍSSIMO

Diretor, Jornal de Negócios

André Veríssimo, jornalista, 41 anos, é director do Jornal de Negócios desde Novembro de 2017. Jornalista há 18 anos, André Veríssimo, faz parte da direcção do Jornal de Negócios há mais de três anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira, em 1999, na revista Focus, onde foi jornalista de Internacional e Economia. Saiu em 2003 para o Semanário Económico, onde foi coordenador da secção de Mercados e editor de Empresas. Entrou para o Jornal de Negócios no início de 2006, como editor de Mercados. Faz parte da direcção do jornal desde o final de 2013, primeiro como director-adjunto e depois como subdirector. No âmbito da sua actividade, André Veríssimo recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa. Católica Portuguesa.

ARTUR MIMOSO

Vogal Executivo do Conselho de Administração, SPMS

Licenciado em Direito Bacharel em Gestão e Recursos Humanos, Pós-Graduado em Contratação Pública, Direito e Prática de Contratação Pública, Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado, Legistíca e Ciências da Legislação, Direito da Sociedade de Informação, Contencioso Administrativo e Avaliação de Propostas em Procedimentos Concursais, Direito do Medicamento, Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) e Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) . Vogal Executivo do Conselho de Administração na Empresa Pública do Estado – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), desde 2014. Desempenhou funções de Diretor de Compras Públicas na Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP, IP). Desempenhou funções de Diretor de Compras na no Ministério da Defesa Nacional (MDN). Prestou assessoria jurídica à Comissão Permanente de Contrapartidas Militares (CPC) nos Ministérios da Defesa Nacional e da Economia e Inovação. Formador em diversas entidades públicas na área da contratação pública e contratação eletrónica. Foi Professor Convidado na Escola Superior Politécnica do Exército (ESPE). Desempenhou as funções de Jurista no Departamento de Assuntos Jurídicos (DEJUR) do Ministério da Defesa Nacional. Oficial do Quadro Permanente do Exército Português.

FRANCISCO DEL VAL

General Manager Sanofi Portugal, GM da Unidade de Negócios Sanofi Genzyme

Em 2018, Francisco del Val chega a Portugal como General Manager da Unidade de Negócios da Sanofi Genzyme (Doenças Raras, Esclerose Múltipla , Onco-Hematologia e Imunologia), posição que acumula com a de General Manager da Sanofi Portugal , representando institucionalmente a companhia no país. Francisco Del Val entrou para a Sanofi há 21 anos e desde então tem ocupado diversas posições na área do Acesso ao Mercado e Regulamentar. Mais recentemente foi responsável por liderar a área de Doenças Raras na Sanofi ao nível da Ibéria. Francisco del Val é licenciado em Farmácia pela Universidade de Alcalá de Henares, Madrid, possuindo, entre outros títulos académicos um MBA pelo Instituto de Empresa em Madrid. “Em total alinhamento com o Prémio Saúde Sustentável uma das minhas prioridades é estabelecer e reforçar parcerias que reflictam o nosso empenho e compromisso para com a sociedade e a sustentabilidade do nosso sistema nacional de saúde”. Católica Portuguesa.

ISABELLE VITALI

Head of Digital Innovation Center, Sanofi

Passionate by health, innovation and business, I am the Business Support & Innovation Director in Sanofi France. Before joining Sanofi in November 2016, I was the Head of Innovation and Alliances Development at Roche France since August, 2014. Previously, I served as Marketing Director in Neuroscience and Cardiology at Roche France from 2011 to 2014, Head of Operations for Oncology and Hematology from 2008 to 2011. Prior to joining Roche, I had various management roles in Merck Sharp and Dohme Chibret Paris in Marketing, Sales and Training Departments in Cardiovascular and Rheumatology Divisions. I hold an Executive MBA CPA HEC.

JAMILA MADEIRA

Secretária de Estado Adjunta e da Saúde

JOSÉ MENDES RIBEIRO

Economista, ISEG

José Mendes Ribeiro, Economista (ISEG), foi Presidente da Unidade de Missão responsável pela empresarialização dos hospitais portugueses (2002-2004), coordenou o Grupo Técnico da Reforma Hospitalar (Ministério da Saúde, 2012) e o Grupo Técnico responsável pela “Iniciativa para a Informação na Saúde” (Ministério da Saúde, 2014). Membro do Conselho Estratégico do Centro Clínico Académico de Coimbra e do Conselho Consultivo da FCSH/Universidade da Beira Interior. Integrou o Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Administrador do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, do Grupo Português de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e Responsável pela área de Healthcare da Accenture Portugal. Fundador da CROSS e da Walk in Clinics Portugal. Tem colaborado regularmente em programas de Post-Graduação da Faculdade de Medicina de Lisboa, FCEE da Universidade Católica e ISEG. É autor do livro “Saúde: a liberdade de escolher” (Gradiva, Lisboa, 2009).

JOSÉ MENDES RIBEIRO

Presidente do Júri

JULIAN PERELMAN

Coordenador da Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde

Julian Perelman é atualmente coordenador da Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde, vice-presidente da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde, e professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Universidade NOVA de Lisboa). Doutorado em Economia da Université catholique de Louvain, é autor de mais de 50 publicações em revistas científicas indexadas, principalmente nos temas da desigualdade em saúde, do financiamento dos prestadores de cuidados, e da avaliação económica em saúde.

MARIA DE BELÉM ROSEIRA

Ex-Ministra da Saúde

MIGUEL TEIXEIRA

CEO, everis Portugal

Desde 2014 é CEO da everis Portugal, que faz parte do grupo NTT DATA, a 6ª maior empresa de Tecnologias de Informação do Mundo. Miguel, juntou-se à everis há 11 anos, e tem mais de 20 anos de experiência na área de consultoria e no desenvolvimento de projetos de TI. Na everis, foi responsável pelos sectores de Telecomunicações, Utilities e Administração Pública. É Licenciado em Engenharia Informática e dos Computadores pelo Instituto Superior Técnico e completou as Pós-Graduações em Gestão e Avaliação Avançada de Projetos e em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Católica Portuguesa.

PEDRO PINA

Vice-President Global Client Partner, Google

Pedro Pina é um marketer português que viveu e trabalhou, durante mais de 20 anos, por todo o mundo. Neste momento e’ Vice-President Global Client Partner na Google, liderando a relação do gigante tecnologico com algumas das maiores marcas e anunciantes globais como a Unilever, L‘Oreal, Nestle, LVMH, BMW ou VW. Antes de ingressar na Google, esteve na McCann Worldgroup em Londres, onde era EVP and Global Brands Director. Foi responsável pela estratégia, marketing e comunicação global da maioria dos clientes de destaque da McCann, incluindo a Coca-Cola e MasterCard. Os seus cargos anteriores na McCann incluem VP Ibérico, em Barcelona e Lisboa. Pedro juntou-se à McCann depois de ter sido CEO do Clix (ISP da Sonae & France Telecom em Portugal) durante quatro anos e Director de Marketing da divisão de restaurantes PepsiCo (posteriormente Yum Brands) durante outros quatro anos, em São Paulo e Miami, onde foi responsável pela marca Pizza Hut para toda a América Latina. Antes da PepsiCo, Pedro esteve seis anos na Procter & Gamble em Lisboa e Londres, trabalhando como Brand Manager de várias marcas de produtos de higiene e beleza. MBA no INSEAD em Paris. Licenciatura em Gestao de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.

USMAN KHAN

Executive Director, European Patients Forum

Dr Usman Khan was appointed Executive Director of the European Patients Forum in April 2019. In addition to managing a Secretariat team in Brussels, he represents the organisation internationally and supports the EPF Board and Membership. Prior to taking up his post at EPF, Dr Khan was Executive Director at the European Health Management Association.

A health policy and management professional with in excess of 25 years’ executive level experience within the public, private and not for profit sectors, Dr Khan spent over a decade working in academia, before moving into health and social care consulting in 2000. He has held a number of high profile non-executive positions in health and social care and currently holds academic positions at George Washington University and New York University (London).