JORGE SAMPAIO

Presidente do Júri

Ex-Presidente da República

ANDRÉ VERÍSSIMO

Diretor do Negócios

André Veríssimo, jornalista, 41 anos, é director do Jornal de Negócios desde Novembro de 2017. Jornalista há 18 anos, André Veríssimo, faz parte da direção do Jornal de Negócios há mais de três anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira, em 1999, na revista Focus, onde foi jornalista de Internacional e Economia. Saiu em 2003 para o Semanário Económico, onde foi coordenador da secção de Mercados e editor de Empresas. Entrou para o Jornal de Negócios no início de 2006, como editor de Mercados. Faz parte da direção do jornal desde o final de 2013, primeiro como diretor-adjunto e depois como subdiretor. No âmbito da sua atividade, André Veríssimo recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

FRANCISCO DEL VAL

General Manager Sanofi Portugal, GM da Unidade de Negócios Sanofi Genzyme

Em 2018, Francisco del Val chega a Portugal como General Manager da Unidade de Negócios da Sanofi Genzyme (Doenças Raras, Esclerose Múltipla , Onco-Hematologia e Imunologia), posição que acumula com a de General Manager da Sanofi Portugal , representando institucionalmente a companhia no país. Francisco Del Val entrou para a Sanofi há 21 anos e desde então tem ocupado diversas posições na área do Acesso ao Mercado e Regulamentar. Mais recentemente foi responsável por liderar a área de Doenças Raras na Sanofi ao nível da Ibéria. Francisco del Val é licenciado em Farmácia pela Universidade de Alcalá de Henares, Madrid, possuindo, entre outros títulos académicos um MBA pelo Instituto de Empresa em Madrid. “Em total alinhamento com o Prémio Saúde Sustentável uma das minhas prioridades é estabelecer e reforçar parcerias que reflictam o nosso empenho e compromisso para com a sociedade e a sustentabilidade do nosso sistema nacional de saúde”.

ADALBERTO CAMPOS FERNANDES

Ex-Ministro da Saúde e Professor na Escola Nacional de Saúde Pública

Adalberto Campos Fernandes é Doutorado em Administração da Saúde, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública, Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018). Foi Presidente da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde, Hospital de Cascais. Foi Presidente do Hospital de Santa Maria, EPE, do Hospital Pulido Valente, EPE e do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE.

ALEXANDRE LOURENÇO

Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e aluno de Doutoramento da NOVA School of Business & Economics. É Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Membro do Executive Committee da European Association of Hospital Managers (EAHM), e International Associate do American College Healthcare Executives (ACHE). É Affiliate Member da Unidade de Investigação e Centro de Conhecimento NOVA Healthcare Initiative – Research (NHI) e preletor convidado nos programas de formação de executivos na área de gestão em saúde da Católica Lisbon School of Business & Economics e da NOVA School of Business & Economics. Desde 2014, coopera como consultor externo com a Organização Mundial de Saúde – Europa, prestando apoio técnico a vários Países nas áreas de financiamento e fortalecimento dos sistemas de saúde. É membro do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control (TAG-TB) – WHO/Europe. Exerceu funções como técnico superior na Comissão Nacional da Luta Contra a Sida e no Alto Comissariado da Saúde, de Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, de Diretor Coordenador de Financiamento e Contratualização e de Vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, tendo como responsabilidades a gestão do acesso, contratualização e financiamento do SNS, e relações internacionais. Acompanhou e negociou a execução do Programa Assistência Económica e Financeira nas suas áreas de responsabilidade. Autor e coautor de documentos técnicos, capítulos de livro, artigos científicos e comunicações nacionais e internacionais variadas.

ANA PAULA MARTINS

Bastonária, Ordem dos Farmacêuticos

Ana Paula Martins é Licenciada em Ciências Farmacêuticas (FFUL), Mestre em Epidemiologia (FCM-UNL), Doutora em Farmácia Clínica (FFUL), Professora Auxiliar na FFUL e Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos desde 2016. Foi Diretora de External Affairs e Market Access (MSD Portugal), Diretora do Centro de Estudos de Farmacoepidemiologia (ANF), Secretária Geral da OF, assessora do Ministro da Educação e do Ministro-Adjunto, e dos Assuntos Parlamentares (Programa de Combate às Toxicodependências e de Promoção da Saúde em Meio Escolar). Coordena a Unidade de Farmacovigilância de Setúbal e Santarém, é membro das Academias de Farmácia Portuguesa e Francesa e integra os Júris dos Prémios Saúde Sustentável, Gilead Génese e João Cordeiro.

ANTÓNIO COUTO DOS SANTOS

Ex-Ministro da Educação

Desempenhou funções como Secretário de Estado da Juventude, Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro, Ministro dos Assuntos Parlamentares e Ministro da Educação, Deputado pelo distrito de Setúbal (1987-1994), Deputado pelo distrito de Aveiro (2009-2015), Presidente do CA da AR (2011-2015), Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde (2009-2011) e Vice-Presidente da mesma comissão (2011-2015). A nível empresarial, Quimigal (1983-1985), Presidente Executivo da AEP (1995-2007), Membro do CA do Hospital da Amadora (1995-2003), Presidente da Casa da Música no Porto (2004-2005) e membro de diversos órgãos sociais (media, comunicações, construção, energia, ambiente). Atualmente, é consultor nas áreas de Energia, Ambiente e Saúde.

FRANCISCO RAMOS

Professor Associado Convidado, Escola Nacional de Saúde Pública

Atualmente é Professor Associado Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Foi Secretário de Estado da Saúde em cinco ocasiões, sempre em governos constitucionais liderados pelo Partido Socialista. Foi Presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG), Presidente do Conselho Diretivo do Grupo Hospitalar dos Institutos Portugueses de Oncologia Francisco Gentil (GHIPO), Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Administração (INA), Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (IGFSE) e Subdiretor-Geral da Direção Geral da Saúde (DGS).

HEITOR COSTA

Diretor Executivo, Apifarma

Licenciado em Medicina, com formação pós-graduada em Farmacoepidemiologia e MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade, desempenhou no INFARMED funções técnicas no Centro Nacional de Farmacovigilância, Secretário Executivo da Comissão de Avaliação de Medicamentos, Coordenador da Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde. Foi Diretor de Avaliação de Produtos de Saúde, Presidente da Comissão de Avaliação de Dispositivos Médicos de Diagnóstico in vitro e Diretor de Medicamentos e Produtos de Saúde, integrou diversos comités e grupos de trabalho da Comissão e do Conselho da UE, da Agência Europeia de Medicamentos, foi Presidente do Grupo de Coordenação da vigilância do mercado de dispositivos médicos das Autoridades Competentes em Dispositivos Médicos (CE), Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Implantes Mamários (INFARMED/Direção-Geral da Saúde/Instituto do Consumidor/Ordem dos Médicos). Em 2004-2005 foi Assessor da Secretária de Estado da Saúde, em 2005 ingressou como Diretor Médico do Grupo Medinfar, em 2006 coordenou a área que incluía as unidades Médicas, de Assuntos Regulamentares e de I&D, em 2009 ingressou na sanofi-aventis como Diretor de Relações Institucionais e Comunicação, na APIFARMA foi membro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade aos Medicamentos, da Comissão Especializada dos Medicamentos de Venda Livre, do Conselho Estratégico e, em representação da APIFARMA, membro do Grupo de Trabalho sobre Informação aos Doentes da Federação Europeia da Indústria Farmacêutica. Desde novembro de 2011 é Diretor Executivo da APIFARMA, foi membro do “Economic and Social Policy Committee” da EFPIA (2012-2013), do “Executive Committee” da EFPIA (2013-2015) e do European Markets Committee” (Heads of Europe) da EFPIA, desde 2015. É membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED como representante da APIFARMA (2013-atualidade), do Conselho de Administração do Instituto de Saúde Baseada na Evidência, desde 2019, e representante das Confederações de Empregadores com assento na Comissão Permanente de Concertação Social, CAP, CCP, CIP e CTP, na Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, desde 2019.

JOSÉ LUÍS BISCAIA

Médico e Professor, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Licenciado em Medicina, com a especialidade de Medicina Geral e Familiar, com grau de Consultor e categoria de Assistente Graduado Sénior, exerce clínica na USF S Julião, ACeS Baixo Mondego, ARS Centro. Assistente Convidado da cadeira Medicina Geral e Familiar da FMUC (1991-2007). Coordenador Pedagógico, Preletor e Orientador no 1º e 2º Programas de Formação de Clínica Geral (1986-87). Orientador de Formação de Internos de Medicina Geral e Familiar desde 1993. Formador nas áreas de Governação Clínica e de Saúde Organização e Gestão em Serviços de Saúde, Garantia de Qualidade e Investigação, entre outras. Diretor do Centro de Saúde de Celas em Coimbra (1990-1992). Responsável nacional pelo Projeto de Cooperação de Ajuda de Emergência de Portugal a nível dos CSP, para Moçambique (1993). Membro da Comissão Nacional para a Humanização e Qualidade dos Serviços de Saúde (1996/97). Sub-Diretor Geral da Saúde (1997-1999). Membro fundador e investigador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Integrou o Grupo Técnico para a Reforma dos CSP (2005). Coordenador da USF S Julião (2007-2014). Membro do Grupo Consultivo para a Reforma dos CSP (2008/10). Fundador e membro da 1ª direção da Fundação para a Saúde – SNS. Coordenador Nacional do projeto BI USF (2013/16). Integrou a Equipa de apoio ao Coordenador da área dos CSP da Coordenação da Reforma do SNS, de 2016 a 2019. Coordenador do Grupo Técnico Nacional para a Governação Clínica e de Saúde nos Cuidados Saúde Primários (2017-2019). Ordem dos Médicos – Eleito para a Direção do Conselho Regional Centro (87/89; 92/95; 96/99) e membro Consultivo (1990/92). Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – Eleito para a Direção Nacional (90/92) e Vice¬Presidente (2005/09). Associação Nacional das USF – Eleito para a Direção Nacional (2015/18). Associação Portuguesa para a Qualidade – Membro desde 1989, integrou o Núcleo Dinamizador da Qualidade em Serviços de Saúde. Sociedade Portuguesa de Senologia – Eleito para a Direção (92/94). Membro fundador da ADSO – Associação de Docentes e Orientadores de Medicina Geral e Familiar (2001). Membro efetivo da NLG¬EURACT – European Academy of Teachers in General Practice. Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos em 2010.

JOSÉ MENDES RIBEIRO

Economista, ISEG

José Mendes Ribeiro, Economista (ISEG), foi Presidente da Unidade de Missão responsável pela empresarialização dos hospitais portugueses (2002-2004), coordenou o Grupo Técnico da Reforma Hospitalar (Ministério da Saúde, 2012) e o Grupo Técnico responsável pela “Iniciativa para a Informação na Saúde” (Ministério da Saúde, 2014). Membro do Conselho Estratégico do Centro Clínico Académico de Coimbra e do Conselho Consultivo da FCSH/Universidade da Beira Interior. Integrou o Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Administrador do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, do Grupo Português de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e Responsável pela área de Healthcare da Accenture Portugal. Fundador da CROSS e da Walk in Clinics Portugal. Tem colaborado regularmente em programas de Post-Graduação da Faculdade de Medicina de Lisboa, FCEE da Universidade Católica e ISEG. É autor do livro “Saúde: a liberdade de escolher” (Gradiva, Lisboa, 2009).

JULIAN PERELMAN

Coordenador da Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde

Julian Perelman é atualmente coordenador da Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde, vice-presidente da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde, e professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Universidade NOVA de Lisboa). Doutorado em Economia da Université catholique de Louvain, é autor de mais de 50 publicações em revistas científicas indexadas, principalmente nos temas da desigualdade em saúde, do financiamento dos prestadores de cuidados, e da avaliação económica em saúde.

MANUEL AUGUSTO LOPES DE LEMOS

Presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas

Manuel Augusto Lopes de Lemos é Presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, cargo que exerce desde 2007. Anteriormente desempenhou diversos cargos na área da saúde, nomeadamente Chefe de Gabinete da Ministra da Saúde (1987-90), Presidente da Administração Regional de Saúde do Porto (1986-92) e Presidente do Conselho Geral do Hospital de S. João. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi Comissário Regional do Norte no programa Nacional de Luta Contra a Pobreza (1990-95), Representante de Portugal no Comité Consultivo do Programa Pobreza 3 e no Comité Para os Assuntos Sociais da União Europeia, Vice-Presidente do Comité “Poverty Alleviation” das Nações Unidas e Perito designado pelo Comité de Regiões para Avaliação do Programa Sócrates na União Europeia. Desempenhou várias funções em instituições do sector social tais como Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto (1992-95) e de Lisboa (2002-05) e ainda Presidente da Comissão de Saúde da União das Misericórdias Portuguesas.

MARIA ANTÓNIA ALMEIDA SANTOS

Presidente, Comissão Parlamentar de Saúde

Licenciada em Direito, é jurista. Desempenha funções como Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Deputada na XIV Legislatura eleita pelo Círculo Eleitoral de Setúbal, Membro do Secretariado Nacional do Partido Socialista, Membro da Comissão Permanente do Partido Socialista, Membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista, Membro do Secretariado da Federação Distrital de Lisboa do Partido Socialista e Suplente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Foi Consultora Jurídica da Casa Civil do Presidente da República (1986-1995), Presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Lisboa (2001-2005), Assessora Jurídica no Gabinete do Presidente da Assembleia da República (1995-2001). Foi agraciada com a Comenda da Ordem de Mérito (1996) e Louvor da Presidência da República (1996). Publicou as obras "Contributos para uma análise da experiência descriminalizadora do consumo de drogas" (2004), “Revista Toxicodependências”, volume 10, n.º 1 (2003), "Descriminalização do Consumo de Substâncias Estupefacientes – Interpretação e aplicação da Lei 30/2000 de 29 de Novembro", Revista do Ministério Público.

MARIA DE BELÉM ROSEIRA

Ex-Ministra da Saúde

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1972, Advogada e Jurista, desde cedo enveredou por uma carreira profissional no âmbito dos Assuntos Sociais. Desempenhou inúmeros cargos ao longo de mais de três décadas, tendo a última delas sido dedicada à atividade política, como Ministra da Saúde, Ministra para a Igualdade e Deputada em várias Legislaturas. Foi Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, tendo desenvolvido uma intensa intervenção que passou por ser proponente de várias iniciativas importantes que marcam o progresso do País, como a Lei da Paridade e a Lei da Procriação Medicamente Assistida ou, ainda, a Lei que permite a aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, a descendentes de judeus sefarditas expulsos na sequência da instauração da Inquisição em Portugal, foi Presidente da Comissão de Inquérito sobre a situação que levou à nacionalização do Banco Português de Negócios e sobre a supervisão bancária inerente, Presidente da Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial de Saúde e Presidente do Partido Socialista. Desenvolve uma ação intensa no domínio do voluntariado, como membro de órgãos de direção de várias instituições não lucrativas da área da Economia Social, integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra e é membro da Assembleia de Representantes de várias Faculdades, bem como de vários Júris nacionais e internacionais, é membro do Conselho das Antigas Ordens Militares, tem sido Conferencista no país e no estrangeiro, docente colaboradora de instituições universitárias, prefaciadora e co-autora de várias publicações e autora de múltiplos artigos de opinião na imprensa escrita. Para além de variadíssimos prémios e distinções, foi-lhe atribuída pelo Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem de Cristo em reconhecimento da sua carreira.

MARIA DO CÉU MACHADO

Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)

Maria do Céu Soares Machado é Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Medicina, Vice-presidente da European Federation of the Academies of Medicine, Presidente do Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos (Sul), Vogal do Conselho de Diagnóstico Precoce, Professora Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Perita da Direção Geral de Saúde para o Plano Nacional de Saúde. Foi Presidente do INFARMED (2017-2019), Alta Comissária para a Saúde (2006-2011), Membro do Conselho Científico e do Conselho de Escola da FMUL (2011-2015), Diretora Clínica do CHLN (2013-2014) e do Hospital Fernando Fonseca (2005-2006), Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora (2010-2012), Presidente da Comissão de Saúde da Criança e Adolescente (2004-2009), Presidente do Conselho Nacional de Oncologia (2009-2011), Vice-presidente do Conselho Nacional de Luta contra a SIDA. (2007-2011). Membro da Comissão de Farmácia do Hospital Fernando Fonseca (1996-1999). Integrou o grupo da Health Platform da Fundação Calouste Gulbenkian (2012-2014), a Comissão para a Natalidade (2014) e a Agenda Criança (2012). Foi Presidente do Colégio de Pediatria (1994-1995), Presidente da Distrital de Lisboa da Ordem dos Médicos (1996-1998). Tem Competência em Gestão pela Ordem dos Médicos (2002). Teve 8 Bolsas de Investigação (3 da Fundação para a Ciência e Tecnologia), 2 Prémios Bial de Medicina Clínica (2002 e 2006), Prémio de Qualidade Amélia de Mello (2005). Tem 176 artigos publicados, 8 livros e 738 comunicações científicas. Foi agraciada como Grande Oficial da Ordem de Mérito (2010), Medalha de Ouro do Ministério da Saúde (2012),Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Pediatria (2018) e Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (2019).

MIGUEL GUIMARÃES

Bastonário, Ordem dos Médicos

Licenciou-se em Medicina e Cirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e terminou o Internato Complementar de Urologia em 1997. Inscrito na Ordem dos Médicos desde 1987.
Integra a equipa de transplantação do HSJ desde 1994, e participou como Assistente Hospitalar e Assistente Hospitalar Graduado na orientação de formação pré-graduada a estudantes da FMUP, e de formação pós-graduada a internos complementares de Urologia do HSJ.
Foi Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (2011-2016) e atualmente Bastonário da Ordem dos Médicos.

PAULO DUARTE

Presidente da Associação Nacional de Farmácias

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas no ano de 1997 pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. É co-proprietário da Farmácia Estácio e da Farmácia Estácio Xabregas, ambas em Lisboa. Tem um MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica Portuguesa (2004). É Presidente da Direção da Associação Nacional das Farmácias desde 2013. É, desde 2013, Presidente do Conselho de Administração da Farminveste. É membro do European Pharmacists Forum desde 2013. Foi Secretário-Geral da Associação Nacional das Farmácias de 2002 a 2013. É, desde 2002, Secretário-Geral da Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP). De 1999 a 2002 foi Secretário-Geral da Ordem dos Farmacêuticos. De 1997 a 1999 foi secretário-técnico da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA. Iniciou a sua atividade profissional em 1996 na Johnson & Johnson, com quem colaborou até 1998, na área regulamentar. Enquanto dirigente associativo universitário, foi presidente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL) em dois mandatos, de 1994 a 1996, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica de Lisboa (AAL) em 1996 e da Mesa da Assembleia Geral da AEFFUL em 1996/1997.

RICARDO BAPTISTA LEITE

Médico e Deputado da Assembleia da República

Médico e Deputado da Assembleia da República, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, Porta-voz Nacional do Partido Social Democrata para a Saúde, e Coordenador de Saúde Pública no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Deputado e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República, a cumprir terceiro mandato (2011-presente), atualmente como responsável pela Comissão de Saúde, Comissão de Cultura e Comunicação, e Comissão de Agricultura e Mar; e membro efetivo da Comissão de Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, Fundador e Presidente da UNITE, uma rede global de parlamentares com a missão de eliminar o VIH/SIDA, as hepatites virais e outras doenças infeciosas, criada sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (UNAIDS), atualmente presente em mais de 50 países e em 5 continentes, Membro da Direção e Vice-Presidente da ‘Parliamentary Network on The World Bank & International Monetary Fund’ (Rede Parlamentar do Banco Mundial & FMI), uma rede de mais de 1000 parlamentares que trabalham diretamente com as direções do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, Embaixador Global do ‘G20 Health & Development Partnership’ que tem como missão trabalhar com os países do G20 no Desenvolvimento de políticas de saúde e de desenvolvimentos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Premiado pelo ‘Economist’ como ‘HCV Change Maker’ (2016) em reconhecimento pelo seu trabalho político e académico em prol da eliminação da hepatite C, título atribuído unicamente a 6 pessoas à escala global, Coordenador científico de Saúde Pública no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e Assistente Convidado na Nova Medical School. Médico licenciado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo exercido atividade clínica durante 7 anos. Completou 5 anos de formação específica em infeciologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Hospital Egas Moniz) e foi estagiário da Direção Regional Europeia da Organização Mundial da Saúde (Copenhaga, 2011), entre 2015-2017 exerceu as funções de Vice-Presidente e depois Vereador da Câmara Municipal de Cascais com os pelouros de estratégia local de saúde, parcerias académicas, relações internacionais, juventude e promoção de emprego. É atualmente membro eleito da Assembleia Municipal da Cascais. Fundador do CREATING HEALTH – Research and Innovation Funding, e Co-Fundador das Conferências do Estoril. Autor principal do livro "Cidadania para a Saúde" (2015), entre outras publicações.

LinkedIn